Apoiadores de Bolsonaro disparam ofensas a nordestinos por votos em Lula
Em um dos grupos de WhatsApp, do Distrito Federal, uma das integrantes "culpou" os nordestinos pelo resultado chamando-os de "imbecis".
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) dispararam mensagens preconceituosas e críticas ao povo nordestino por conta do apoio que o eleitorado dos estados da região deu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições presidenciais.
A BBC News Brasil teve acesso a mensagens trocadas em grupos e redes sociais de apoiadores do presidente que chamam os eleitores nordestinos de “imbecis” e “jumentos”. Com 98,21% das urnas apuradas, Lula obteve 48,05% dos votos contra 43,52% de Bolsonaro.
As mensagens ofensivas aos eleitores do Nordeste começaram a circular nos grupos bolsonaristas por volta das 19h20. Até então, a maior parte dos votos dos estados do Nordeste ainda não havia sido computada e Bolsonaro liderava os resultados de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A partir de então, a consolidação dos votos em todo país, incluindo os votos do Nordeste, fez com que o cenário se invertesse e Lula passasse a liderar o primeiro turno.
Em um dos grupos de WhatsApp, do Distrito Federal, uma das integrantes “culpou” os nordestinos pelo resultado chamando-os de “imbecis”.