Flamengo e Athletico-PR se enfrentam no Equador pelo título da Libertadores

A equipe carioca busca alcançar sua terceira conquista na competição, enquanto a paranaense quer erguer a taça pela primeira vez.

As equipes do Flamengo e Athletico-PR protagonizam, nesta tarde de sábado (29), às 17h, a final da Copa Libertadores da América, que acontecerá no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, Equador. A equipe carioca busca alcançar sua terceira conquista na competição, enquanto a paranaense quer erguer a taça pela primeira vez.

Para chegar nessa final, o Flamengo precisou derrotar o Tolima, nas oitavas de final, Corinthians, nas quartas, e Vélez, na semifinal. Nas mesmas chaves, o Furacão derrotou Libertad, Estudiantes e Palmeiras, chegando na sua primeira participação em finais desde 2005.

Flamengo

Além de um melhor retrospecto histórico que o adversário, pois já venceu o torneio em duas oportunidades (1981 e 2019), o Flamengo vive um grande momento na temporada. Depois que o técnico Dorival Júnior assumiu o comando técnico do Rubro-negro, a equipe é creditada como uma das melhores do futebol brasileiro atualmente.

Não só a melhora no desempenho das partidas foi evoluída, como também os resultados ficaram muito melhores. Depois que o técnico assumiu e conseguiu dar sintonia ao ataque, com Pedro e Gabriel Barbosa juntos, o time decolou. Apesar de não ter conseguido disputar o título brasileiro, conseguiu vencer a Copa do Brasil dez dias atrás, encima do Corinthians.

Athletico-PR

Enquanto isso, a história do Athletico-PR segue um caminho de maior superação. Mesmo com grandes desempenhos e conquistas importantes nos últimos anos, a expectativa para 2022 era baixa. Mas, assim como o Flamengo, um treinador foi capaz de mudar um cenário completamente. Luiz Felipe Scolari, bicampeão da Libertadores, pentacampeão com o Brasil e muito mais, recuperou o clube.

O Furacão passou a ter uma identidade dentro de campo, e a mistura entre jogadores promissores e mais velhos conseguiu ser fundamental para a equipe ter uma campanha surpreendente não só na Libertadores, mas também no Campeonato Brasileiro. No torneio nacional, ocupa a 6ª colocação, mas já chegou a ser 4º. No continental, derrotou o Palmeiras, grande favorito ao título desta edição, dentro do Allianz Parque, para chegar no Equador.

A final brasileira

Independentemente do vencedor, o título da Libertadores, mais uma vez, ficará com um brasileiro. Aliás, essa é a terceira final consecutiva entre brasileiros: Palmeiras x Santos (2020), Palmeiras x Flamengo (2021) e Athletico-PR x Flamengo (2022). Com isso, o Brasil se aproxima da Argentina como pais com mais vencedores do torneio. Os vizinhos sul-americanos possuem 25, enquanto os brasileiros, depois da final, 22.

Apesar de se tratar de uma final, o favoritismo, tanto nas casas de apostas quanto em análise de especialistas, está com o Flamengo. O clube carioca tem maior experiência em cenários de final, ou seja, o nervosismo deverá ser pouco. Da mesma forma, a qualidade do elenco e a fase atual são superiores ao Furacão.

Prováveis escalações

Athletico-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Fernandinho, Alex Santana, Erick; Terans, Vitinho e Pablo. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Flamengo: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro. Técnico: Dorival Júnior.

Ficha técnica

  • Data e horário: 29 de outubro, às 17h
  • Local: Monumental de Guayaquill
  • Árbitro: Patricio Loustau (Argentina) | Assistentes: Diego Bonfá (Argentina) e Ezequiel Brailovsky (Argentina) | Quarto Árbitro: Leonardo Ferreira Lima (PR) | VAR: Mauro Vigliano (Argentina)
  • Onde assistir: SBT/ESPN/Furacão Live/Casimiro Twitch.
Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios