TSE emite zerésima das urnas e mostra que não há nenhum voto no sistema

No final, foi emitido um documento com a zerésima, que confirma nenhuma computação de voto antes do pleito eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, neste sábado (29), a fiscalização das urnas eletrônicas em uma cerimônia de inspeção. No final, foi emitido um documento com a zerésima, que confirma nenhuma computação de voto antes do pleito eleitoral.

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, foi o encarregado de conduzir a cerimônia, a qual atrasou devido à dificuldade de comunicação entre os sistemas, para evitar ataques cibernéticos. Mas ele garante que isso não afetará as eleições deste domingo (30).

“Na sexta, é de praxe, como forma de medida protetiva, que fechemos nossa rede de internet não só para acesso externo como interno. É um procedimento padrão que acontece em todos os turnos. No primeiro turno aconteceu alguma instabilidade e ocorreu novamente no segundo turno. Isso é esperado, faz parte do processo e das medidas protetivas contra ataques cibernéticos”, explicou o secretário.

Todas as entidades fiscalizadoras foram convidadas a assinar a zerésima. Compareceram representantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União (CGU), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) e dos partidos PCdoB, PV e Cidadania. A missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) também acompanhou o procedimento.

Assim como aconteceu no primeiro turno, a zerésima deverá ser emitida mais uma vez, antes da abertura das votações, que será a partir das 8h. Ou seja, a comprovação de que nenhum voto foi computado antes da hora deve ocorrer por volta das 7h.

Notícias do Vale PB com UOL

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios