MPF alerta que manifestantes na Paraíba evitem bloquear avenidas para não prejudicar estudantes que farão Enem

O primeiro dia de provas acontece no próximo domingo (13).

O Ministério Público Federal (MPF) advertiu os manifestantes que protestam contra o resultado do segundo turno, a qual elegeu Lula presidente, para que não interditem vias públicas, de forma parcial ou por completo, antes e durante a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre 13h30 e 19h. O primeiro dia de provas acontece no próximo domingo (13). O objetivo, segundo o órgão, é resguardar o direito à educação de mais de 100 mil estudantes na Paraíba.

O MPF destaca que a Constituição Federal assegura o direito de reunião, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

O MPF também pontua que o direito de reunião, como todo direito fundamental, é relativo, não podendo ser exercido, em uma sociedade democrática, de maneira abusiva e atentatória à proteção dos direitos e liberdades dos demais, às exigências da saúde ou moralidade, à segurança nacional, à segurança pública, à ordem pública e prevenção do crime, bem como ao bem-estar da sociedade. O MPF ressalta que todo cidadão tem o direito constitucional de ir e vir, não devendo eventuais obstruções de vias públicas prejudicar esse direito.

O Ministério Público Federal explica ainda que, no ordenamento jurídico brasileiro, são vedadas manifestações antidemocráticas que atentem contra o Estado Democrático de Direito e todos os princípios constitucionais. Lembra, ainda, que a violação pode acarretar a responsabilização em variadas esferas.

O MPF conclui a nota, obtida pelo ClickPB, dizendo que está à disposição das lideranças de movimentos para diálogo, no sentido de equacionar eventuais danos ao direito à educação.

Haverá Enem nos dias 13 e 20 de novembro, com realização de provas em colégios próximos aos dois locais de manifestações em João Pessoa e Campina Grande (Grupamento de Engenharia e Batalhão da Palmeira, respectivamente).

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios