Casos de Covid-19 lotam hospitais privados de João Pessoa; Unimed faz alerta
O especialista disse que a população vai ter que aprender a conviver com a Covid-19.
Apesar do rápido aumento de Casos de Covid-19 e busca em unidades privadas de saúde, o médico José Calixto, diretor técnico do Hospital da Unimed de João Pessoa, acredita que o surto da doença não trará pressão para a Saúde em anos anteriores. Em entrevista tem ao programa Hora H, o especialista disse que a população vai ter que aprender a conviver com a Covid-19.
“Não vamos ter mais aquele caos como foi na primeira e segunda onda. Agora será mais uma coisa sazonal, localizada. A gente tem que entender que a Covid-19 é uma patologia que traz problemas respiratórios. Nós vamos conviver com esta doença para o resto da vida”, enfatizou.
O médico enumerou alguns fatores que contribuíram para o crescimento da além do surgimento da subvariante ômicron B.Q.1 do coronavírus.
“Um grande parte da população não está com a vacinação completa, a gente teve a eleição com aglomeração e a população relaxou com o uso da máscara, isolamento e lavagem das mãos. Tudo isso contribuiu para esse surto agora”, destacou.
Somente hoje, o Hospital da Unimed registrou cerca de 300 atendimentos de pacientes com síndromes gripais. Nos testes para a Covid-19 a positividade também tem sido alta o que levou a unidade de saúde a aumentar equipes, criar leitos e ampliar serviços como o teleatendimento.
Apesar do aumento de casos, Jose Calixto considera que cerca de 90% são quadros e outros 10%, que precisam internações, de idosos e pessoas com comorbidade.
Para diminuir o contágio e as complicações da doença, o médico apela para a população atualizar a vacinação, voltar a usar máscaras, proteger os idosos e adotar o uso do álcool gel e evitar aglomeração como ocorria em fases anteriores.
Notícias do Vale PB com MaisPB