Após dois anos suspensa, Romaria da Penha volta a acontecer hoje; confira programação

São esperados mais de 600 mil fiéis na caminhada religiosa, de acordo com a organização do evento.

Após dois anos suspensa, devido a pandemia da Covid-19, a tradicional Romaria da Penha volta a acontecer neste sábado (26) em João Pessoa. A peregrinação religiosa ocorre desde 1763 e ao longo de 14 quilômetros percorre algumas das principais avenidas da capital, saindo da igreja de Lourdes, em Jaguaribe, até o Santuário da Penha. São esperados mais de 600 mil fiéis na caminhada religiosa, de acordo com a organização do evento.

Este ano, a Festa da Penha, que engloba a Romaria, tem como tema “Senhora da Penha, dá-nos sabedoria e amor: Ensina-nos a construir uma Sociedade Justa, Fraterna e de Paz”. A programação foi iniciada há uma semana, no dia 19, com hasteamento da bandeira, procissão pelo bairro da Penha e Santa Missa.

Ao longo da semana foram realizadas missas no santuário, sempre às 19h30, com temas ligados à Maria e homenageando um público a cada dia. Hoje (26), é realizada uma missa às 15h com o tema “Maria, exemplo de comunicação, torna-nos transmissores e reveladores da Verdade!”. Ela terá como homenageados os profissionais da comunicação e comunicadores e será presidida pelo padre Patricky Samuel Batista (Subsecretário adjunto da CNBB).

Já à noite, na igreja de Nossa Senhora de Lourdes, a programação será iniciada com um show do padre Samuel e Banda, às 19h. Às 20h30 ocorrerá a celebração da Santa Missa pelo padre Francisco. Às 22h será ofertada a benção de envio pelo arcebispo da Paraíba, padre Dom Delson.

Após isso, os romeiros irão percorrer os 14 km até à praia da Penha levando exemplos de fé, milagres e devoção pela cidade. A chegada ao santuário está prevista para a madrugada.

O domingo (27), terá como tema “Maria, Rainha da Paz, abençoa-nos e envia-nos à Missão de construtores de um mundo fraterno, justo e de Paz” e as solenidades religiosas irão homenagear “romeiros e romeiras e todos os que buscam a paz universal”, segundo apurou a reportagem junto à arquidiocese da Paraíba.

Às 4h será realizada a missa campal, pelo Dom Frei Manoel Delson. Um pouco mais tarde, às 9h, a missa será realizada pelo Pe. Luiz Souza e Silva Júnior (Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba – PB). Já a partir das 11h ocorre outra missa, com celebração por parte do cônego – Evandro Belarmino de Araújo (Paróquia Nossa Senhora Aparecida – PB).

Devem ocorrer ainda duas celebrações, uma das 15h e outras as 17h, sendo esta a de finalização da Festa da Penha. A missa das 15h será realizada pelo Pe. Márcio José Costa Teixeira (Paróquia Sant’Anna e São Joaquim – PB), já a de encerramento será presidida pelo Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, Monsenhor Nereudo Freire Henrique.

Notícias do Vale PB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios