Após dois anos suspensa, Romaria da Penha volta a acontecer hoje; confira programação
São esperados mais de 600 mil fiéis na caminhada religiosa, de acordo com a organização do evento.
Após dois anos suspensa, devido a pandemia da Covid-19, a tradicional Romaria da Penha volta a acontecer neste sábado (26) em João Pessoa. A peregrinação religiosa ocorre desde 1763 e ao longo de 14 quilômetros percorre algumas das principais avenidas da capital, saindo da igreja de Lourdes, em Jaguaribe, até o Santuário da Penha. São esperados mais de 600 mil fiéis na caminhada religiosa, de acordo com a organização do evento.
Este ano, a Festa da Penha, que engloba a Romaria, tem como tema “Senhora da Penha, dá-nos sabedoria e amor: Ensina-nos a construir uma Sociedade Justa, Fraterna e de Paz”. A programação foi iniciada há uma semana, no dia 19, com hasteamento da bandeira, procissão pelo bairro da Penha e Santa Missa.
Ao longo da semana foram realizadas missas no santuário, sempre às 19h30, com temas ligados à Maria e homenageando um público a cada dia. Hoje (26), é realizada uma missa às 15h com o tema “Maria, exemplo de comunicação, torna-nos transmissores e reveladores da Verdade!”. Ela terá como homenageados os profissionais da comunicação e comunicadores e será presidida pelo padre Patricky Samuel Batista (Subsecretário adjunto da CNBB).
Já à noite, na igreja de Nossa Senhora de Lourdes, a programação será iniciada com um show do padre Samuel e Banda, às 19h. Às 20h30 ocorrerá a celebração da Santa Missa pelo padre Francisco. Às 22h será ofertada a benção de envio pelo arcebispo da Paraíba, padre Dom Delson.
Após isso, os romeiros irão percorrer os 14 km até à praia da Penha levando exemplos de fé, milagres e devoção pela cidade. A chegada ao santuário está prevista para a madrugada.
O domingo (27), terá como tema “Maria, Rainha da Paz, abençoa-nos e envia-nos à Missão de construtores de um mundo fraterno, justo e de Paz” e as solenidades religiosas irão homenagear “romeiros e romeiras e todos os que buscam a paz universal”, segundo apurou a reportagem junto à arquidiocese da Paraíba.
Às 4h será realizada a missa campal, pelo Dom Frei Manoel Delson. Um pouco mais tarde, às 9h, a missa será realizada pelo Pe. Luiz Souza e Silva Júnior (Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba – PB). Já a partir das 11h ocorre outra missa, com celebração por parte do cônego – Evandro Belarmino de Araújo (Paróquia Nossa Senhora Aparecida – PB).
Devem ocorrer ainda duas celebrações, uma das 15h e outras as 17h, sendo esta a de finalização da Festa da Penha. A missa das 15h será realizada pelo Pe. Márcio José Costa Teixeira (Paróquia Sant’Anna e São Joaquim – PB), já a de encerramento será presidida pelo Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, Monsenhor Nereudo Freire Henrique.
Notícias do Vale PB