Lula anuncia indicação do senador Jean Paul Prates para presidir a Petrobras

O nome do petista não é novidade, pois já se especulava como principal candidato ocupar o cargo.

O presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou, nesta sexta-feira (30), o nome do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para comandar a Petrobras a partir de 2023. O nome do petista não é novidade, pois já se especulava como principal candidato ocupar o cargo. Mas ainda vai precisar ser aprovado pelo conselho de administração da empresa.

“Gostaria de anunciar a indicação do Jean Paul Prates para a presidência da Petrobrás. Advogado, economista e um especialista no setor de energia, para conduzir a empresa para um grande futuro”, informou Lula por meio de uma rede social.

Durante o governo de transição, Prates estava na coordenação de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, respondendo também sobre o futuro da empresa. Em entrevista após reunião com Lula, ele defendeu mudança na política adotada pela Petrobras para a definição do preços dos combustíveis.

Atualmente, a Petrobras leva em consideração o preço internacional do petróleo. O aumento considerável neste ano foi provocado, em especial, pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, que inflacionou os valores. Essa abordagem foi uma estratégia do Governo Bolsonaro, a qual foi duramente criticada pela oposição do presidente da República.

Com isso, o senador e novo presidente da empresa apontou que a “autossuficiência do Brasil”, tanto em exploração quanto em refino, deve ser mais bem aproveitada. Isso traria mais competitividade de preço às empresas e distribuidoras.

Para que isso aconteça, Jean Paul Prates acredita a estatal diminua a distribuição de dividendos para reforçar o caixa da companhia e alavancar os investimentos, em especial em refinarias, estratégia abandonada pela atual gestão. Além disso, quer adotar a prática de utilizar mais energias renováveis, em detrimento das fósseis.

Notícias do Vale PB com g1

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios