IBGE: queda na população faz prefeituras paraibanas perderem verbas federais

“Isso é um prejuízo enorme para a população e a administração e a gente está fazendo esse trabalho em defesa das prefeituras, não só aqui na Paraíba“

Dezoito prefeitos da Paraíba irão recorrer a Justiça e ao Tribunal de Contas da União após a queda de coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por causa diminuição populacional apontada no Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, afirmou que os gestores alegarão que o Censo ainda não foi finalizado e a Lei Complementar 165/2019 assegura que alguma alteração só poderá ser realizada quando a contagem da população for 100% concluída.

“Estamos nesse trabalho para que os municípios possam fazer suas defesas e recorrer ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que não venham a sofrer sanções sem o Censo ter terminado”, destacou Coelho.

O presidente explicou que haverá município que poderá perder cerca de R$ 6 milhões se os dados forem atualizados de acordo com os novos números do IBGE e os ajustes sejam implantadas a partir deste ano.

“Isso é um prejuízo enorme para a população e a administração e a gente está fazendo esse trabalho em defesa das prefeituras, não só aqui na Paraíba, mas no Brasil junto a Federação Nacional dos Municípios para não venham sofrer essa penalidade”, afirmou.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios