Dino diz esperar que polícia não precise atuar em atos bolsonaristas: ‘tomada de poder’ só em 2026
Flávio Dinho advertiu que já conversou com os governadores sobre os atos bolsonaristas e disse esperar “que não ocorram atos violentos e que a polícia não precise atuar”.
O ministro da Justiça fez publicação no Twitter neste domingo (8), em meio a previsões de manifestações de bolsonaristas que chegam a Brasília em caravanas. Flávio Dinho advertiu que já conversou com os governadores sobre os atos bolsonaristas e disse esperar “que não ocorram atos violentos e que a polícia não precise atuar”.
“Ontem conversei com governadores, inclusive que não são do nosso campo político. Queremos que a LEI prevaleça e não haja crimes. Estou em Brasília, espero que não ocorram atos violentos e que a polícia não precise atuar. “Tomada do Poder” pode ocorrer só em 2026, em nova eleição”, disse.
Ontem, Flávio Dino autorizou o uso da Força Nacional na segurança do Distrito Federal. “Além de todas as forças federais disponíveis em Brasília, e da atuação constitucional do Governo do Distrito Federal, teremos nos próximos dias o auxílio da Força Nacional. Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia”.
Essa foi a segunda vez que o ministro autorizou o uso da Força Nacional desde que assumiu o cargo.
Dino determinou que a Força Nacional está autorizada a “auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado, nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2023”.