Governo dos Estados Unidos diz não ter contato com Jair Bolsonaro

O governo brasileiro não pediu aos Estados Unidos para extraditar o ex-presidente.

O governo americano disse nesta segunda-feira (9) que não tem contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está nos Estados Unidos e cujos apoiadores radicais invadiram e depredaram as sedes dos três poderes, em Brasília.

O conselheiro de segurança da Casa Branca, Jake Sullivan, afirmou a jornalistas que o presidente americano, Joe Biden, vai discutir o que aconteceu na Praça dos Três Poderes com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Sullivan ressaltou que não há “contato direto” com Bolsonaro, que viajou para a Flórida na véspera da posse de Lula, e acrescentou que, no momento, o governo brasileiro não pediu aos Estados Unidos para extraditar o ex-presidente.

“Se recebêssemos tal pedido, abordaríamos o assunto seriamente como sempre fazemos”, disse Sullivan, que está no México para a Cúpula de Líderes da América do Norte, na qual Biden vai se encontrar com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

O conselheiro declarou que “não há dúvida” de que os Estados Unidos condenam o “ataque à democracia” cometido pelos apoiadores radicais de Bolsonaro e “têm confiança nas instituições democráticas do Brasil”.

Também nesta segunda-feira, o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, afirmou em entrevista coletiva que as autoridades do Brasil não fizeram nenhum tipo de pedido relacionado ao ex-presidente do país.

“Estamos aguardando quaisquer pedidos de assistência de nossos parceiros brasileiros, das autoridades brasileiras, seja por canais diplomáticos, seja por canais de segurança, e é claro que responderemos a esses pedidos conforme apropriado”, disse Price.

O porta-voz lembrou que os EUA e o Brasil são “parceiros próximos, trabalhando juntos no dia a dia em uma variedade de questões, e às vezes questões de segurança”.

Price declarou que os dois países têm procedimentos de cooperação bem estabelecidos, por exemplo, quando há um pedido de informações, mas insistiu que o Brasil não fez nenhuma solicitação desse tipo.

R7

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios