Mamanguape: Polícia Militar, Civil e PRF participam de Curso de Atendimento pré-hospitalar em combate em parceria com SAMU
O protocolo tem como objetivo proporcionar conhecimento sobre os diversos tipos de hemorragias, quadro clínico hemorrágico, suas consequências e as principais técnicas utilizadas para o controle de hemorragias severas.
Polícia Militar e PRF participaram nos dias 18, 19 e 20 de Janeiro, do curso de APH – Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, organizado pela 7ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, em Mamanguape.
Os Policiais foram formados pelo protocolo Americano TCCC – Tactical Combat Casualty Care, que preconiza o atendimento no ambiente hostil e emprego de material bélico como exclusividade das forças de segurança pública, devido a sua natureza; e pelo protocolo Stop The Bleed, protocolo criado pelo DOD – Departamento de Defesa Americano, e American College of Surgeons. O protocolo tem como objetivo proporcionar conhecimento sobre os diversos tipos de hemorragias, quadro clínico hemorrágico, suas consequências e as principais técnicas utilizadas para o controle de hemorragias severas.
As instruções de APH foram dadas pelo Bombeiro Civil e instrutor de APH Hélio de Melo, que tem um longo histórico de cursos prestados às forças de Segurança Pública da Paraíba e aos Samus de diversos municípios. Este, contou com 03 (três) monitores egressos dos seus cursos: o Enfermeiro Emergencista Eduardo Costa de Lima do Samu de Mamanguape, o Agente Operacional e Engenheiro Civil João Wilson da Silva e o Investigador e Psicólogo Jonathan Coimbra, que abordou questões de cunho psicológico envolvidas no combate, resgate e na saúde mental dos profissionais dessa área.
Na oportunidade, o Capitão Alcântara, Comandante da 2ªCIPM, ressaltou a importância do curso como forma de capacitar cada vez mais o efetivo para atuar nas eventuais situações de resgate em combate pois, são os primeiros procedimentos feitos pela equipe de APH que poderão salvar a vítima de uma situação muito pior, que poderia levar à morte. A informação e o conhecimento são tão significativos nestes casos quanto os treinamentos práticos.
Notícias do Vale PB