Mamanguape: Polícia Militar, Civil e PRF participam de Curso de Atendimento pré-hospitalar em combate em parceria com SAMU

O protocolo tem como objetivo proporcionar conhecimento sobre os diversos tipos de hemorragias, quadro clínico hemorrágico, suas consequências e as principais técnicas utilizadas para o controle de hemorragias severas.

Polícia Militar e PRF participaram nos dias 18, 19 e 20 de Janeiro, do curso de APH – Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, organizado pela 7ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, em Mamanguape.

Os Policiais foram formados pelo protocolo Americano TCCC – Tactical Combat Casualty Care, que preconiza o atendimento no ambiente hostil e emprego de material bélico como exclusividade das forças de segurança pública, devido a sua natureza; e pelo protocolo Stop The Bleed, protocolo criado pelo DOD – Departamento de Defesa Americano, e American College of Surgeons. O protocolo tem como objetivo proporcionar conhecimento sobre os diversos tipos de hemorragias, quadro clínico hemorrágico, suas consequências e as principais técnicas utilizadas para o controle de hemorragias severas.

As instruções de APH foram dadas pelo Bombeiro Civil e instrutor de APH Hélio de Melo, que tem um longo histórico de cursos prestados às forças de Segurança Pública da Paraíba e aos Samus de diversos municípios. Este, contou com 03 (três) monitores egressos dos seus cursos: o Enfermeiro Emergencista Eduardo Costa de Lima do Samu de Mamanguape, o Agente Operacional e Engenheiro Civil João Wilson da Silva e o Investigador e Psicólogo Jonathan Coimbra, que abordou questões de cunho psicológico envolvidas no combate, resgate e na saúde mental dos profissionais dessa área.

Na oportunidade, o Capitão Alcântara, Comandante da 2ªCIPM, ressaltou a importância do curso como forma de capacitar cada vez mais o efetivo para atuar nas eventuais situações de resgate em combate pois, são os primeiros procedimentos feitos pela equipe de APH que poderão salvar a vítima de uma situação muito pior, que poderia levar à morte. A informação e o conhecimento são tão significativos nestes casos quanto os treinamentos práticos.

Notícias do Vale PB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios