Paraíba eleva consumo de etanol hidratado em cerca de 220%

De acordo com o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), dos anos 2013 a 2022, o consumo de etanol comum no estado aumentou em 221%.

O etanol hidratado, que é aquele encontrado para abastecimento nos postos revendedores, é um biocombustível oriundo da cana-de-açúcar e que é considerado limpo e renovável, uma opção sustentável aos combustíveis fósseis. De acordo com o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), dos anos 2013 a 2022, o consumo de etanol comum no estado aumentou em 221%.

O levantamento do sindicato é baseado em dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP), que revelam o valor comercializado pelos postos na Paraíba. Como o mês de dezembro de 2022 ainda não foi divulgado pela agência, o Sindalcool-PB fez uma projeção para esse período, baseado no consumo dos últimos três anos.

Em relação às emissões poluentes, o Sindalcool-PB destaca que apenas o etanol mitiga as emissões. O consumo do biocombustível (anidro e hidratado) na Paraíba evitou 442.128 toneladas de CO2 na atmosfera no ano de 2022. Em contrapartida, o consumo da gasolina foi responsável por emissões veiculares de 1.395.468 milhões de toneladas de CO2 equivalentes.

“Acredito na forte tendência de substituição dos antigos combustíveis poluentes, o etanol está cada vez mais popular aqui na Paraíba. Parece haver, hoje em dia, a maior compreensão dos seus efeitos positivos para a maior durabilidade dos motores. Todos sabem que se tornou mais difícil adquirir um veículo e, quem tem, quer conservar bem o seu carro. A mobilidade sustentável com o etanol é também mais econômica. O etanol está disponível em todas as cidades da Paraíba em mais de 1500 postos de combustíveis”, disse o presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa.

De acordo com o sindicato, a produção das usinas na Paraíba contribuiu com 420 milhões de litros de etanol em 2022. Na safra atual, já foram produzidos 340.925 litros de etanol e o abastecimento continuará disponível nos doze meses de 2023.

Notícias do Vale PB com MaisPB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios