Metade dos pessosenses iniciou o ano sem poder pagar cartão, moradia e empréstimos
A pesquisa foi realizada entre 13 e 14 de janeiro deste ano
Uma pesquisa realizada no mês de janeiro, numa parceria entre a Data Qualyt – Inteligência em pesquisas – e o Portal MaisPB, traçou um perfil do endividamento da população de João Pessoa e revelou que pelo menos 33% da população da capital paraibana estava com contas em atraso. Ao mesmo tempo, outros 56% afirmaram que o vencimento já ultrapassava os 30 dias.
A pesquisa foi realizada entre 13 e 14 de janeiro deste ano e entrevistou 400 residentes de João Pessoa, com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de cinco pontos percentuais sobre os resultados encontrados.
Os números revelaram que o principal vilão do endividamento era o cartão de crédito, com 52% das dívidas, seguido pela prestação habitacional ou o aluguel com 17% (confira gráfico abaixo).
Questionados sobre a capacidade de pagamento das dívidas, 76% dos entrevistados disseram acreditar que teriam condições de liquidar de débitos dentro do mês.
Outro dado que chamou a atenção foi o comprometimento da renda em relação às dívidas. Para 60% do público esse comprometimento variou entre 20% e 60% da renda. O reflexo disso impacta diretamente na saúde do pessoenses: 36% disseram que o fato de estarem endividados atrapalha muito a qualidade do sono.
Apesar das dificuldades, apenas 12% da população endividada pretende realizar algum tipo de empréstimo para saldar os débitos.
Para realização da pesquisa, foram selecionados de maneira aleatória 50 pontos amostrais proporcionalmente ao tamanho, visando abranger toda a cobertura geográfica do município, distribuídos em quatro regiões: Aeroclube, Bancários, Bessa, Cabo Branco, Castelo Branco, Jardim Oceania, Manaíra, Miramar, São José e Tambaú (Zona Leste); Alto do Céu, Estados, Ipês, Mandacaru, Padre zé, Roger, Torre e Treze de Maio (Zona Norte); Alto do Matheus, Cristo Redentor, Cruz das Armas, Ilha do Bispo, Jaguaribe, Oitizeiro, Trincheiras e Varjão (Zona Oeste); Água Fria, Costa do Sol, Costa e Silva, Cuiá, Ernani Sátiro, Ernesto Geisel, Funcionários, Gramame, Industrias, Jardim cidade Universitária, Jardim Veneza, João Paulo II, José Américo, Mangabeira, Mumbaba, Paratibe, Planalto Boa Esperança e Valentina (Zona Sul).
MaisPB