Enfermeiros e técnicos cobram pagamento do piso e ocupam Câmara
Na manifestação os profissionais criaram o bloco “Paga meu piso já”.
Enfermeiros e técnicos em enfermagem colocaram o bloco na rua em protesto nesta terça-feira (14), em João Pessoa e outros municípios do estado, pelo pagamento do piso nacional da categoria. Eles ameaçam entrar em greve caso o pagamento não seja cumprido.
Na manifestação os profissionais criaram o bloco “Paga meu piso já”. A categoria destaca o papel desempenhado pelos enfermeiros e técnicos nos hospitais para combate à pandemia da Covid-19. Da Praça da Independência, os profissionais seguiram em caminhada até à Câmara Municipal, onde ocuparam a galeria.
Uma das faixas usadas pelos enfermeiros era direcionada ao prefeito Cícero Lucena, lembrando que o pagamento do piso nacional é lei e cobrando a convocação dos aprovados no último concurso da Prefeitura da Capital.
A presidente do Sindicato dos Enfermeiros da Paraíba, Milka Rêgo, afirmou que a luta é pela implantação do piso nacional. “Esta luta hoje é nacional e nós pedimos a providência tanto do Supremo Tribunal como da Casa Civil do presidente para que assine a Medida Provisória que garante as fontes de custeio”, explicou.
Segundo Milka, caso o pagamento do piso não seja implantado nos contracheques até o dia 10 de março, será iniciada uma greve pela valorização da categoria.
Por sua vez, Fábio Petterson, presidente do Sindicato dos Técnicos em Enfermagem, na Paraíba apenas os municípios de Alhandra e São Mamede pagam o piso nacional da enfermagem. “Os municípios dizem que não têm recursos. O que vai nos ajudar de fato e de direito seria com a Medida Provisória, que vai liberar o recursos para pagar”, disse.
MaisPB