Avanço do mar ‘engole’ mais de 100 imóveis em Baía da Traição

A proposta será encaminhado aos governos federal e estadual.

O avanço do mar em Baía da Traição está preocupando as autoridades. Cerca de 100 imóveis já foram ‘engolidos’ levando a Câmara Municipal e a Prefeitura a desenvolver um projeto técnico para tentar recuperar as áreas afetadas no município e minimizar o problema. A proposta será encaminhado aos governos federal e estadual.

Nos estudos preliminares, técnicos teriam adiantando que uma das saídas seria a colocação de gabiões na orla central da cidade. E os custos para esse projeto que vem sendo discutido e elaborado devem ficar em torno de R$ 1,5 milhão.

Um gabião ou cestão é um tipo de estrutura armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência. Os gabiões são produzidos com malha de fios de aço doce recozido e galvanizado, em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior. São preenchidos com seixos ou pedras britadas. Ele funciona como “uma barreira” para amenizar o avanço das águas do mar.

“Pode ser que colocando os gabiões o mar recua. Mas isso só quem vai garantir, ou não, são os estudos técnicos que irão estar no projeto”, diz Ronaldo do Mel, que também responde pela vice-presidência da mesa diretora da Câmara Municipal de Baía da Traição.

Com cerca de 90% do seu território dentro de reservas indígenas dos potiguaras, o município de Baía da Traição integra a Região Metropolitana do Vale do Mamanguape.
Fonte83

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios