Estudantes realizam protesto exigindo reajuste das bolsas na UFPB

O ato acontecerá na Pró-Reitoria de Pesquisa da instituição (PROPESQ), às 8h30min.

Os estudantes da Universidade Federal da Paraíba realizarão, nesta segunda-feira (10), exigindo o reajuste das bolsas de pesquisa da UFPB. O ato acontecerá na Pró-Reitoria de Pesquisa da instituição (PROPESQ), às 8h30min.

Em fevereiro deste ano, o Governo Federal anunciou o reajuste das bolsas de graduação. Na UFPB, no entanto, quando as bolsas foram pagas nos dias 09 e 10 de março, o reajuste não aconteceu. O protesto, portanto, visa exigir que o reajuste das bolsas de pesquisa aconteça na Universidade.

Além disso, está sendo pautada uma paridade de bolsas de ensino, pesquisa e extensão. Os estudantes também alegam não haver transparência por parte da instituição acerca das atualizações de dados sobre questões orçamentárias ou do quantitativo de estudantes contemplados com bolsas PIBIC desde 2020/2021.

Aestudante e Conselheira do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPB, Giovanna Ignowsky, entrou em contato com a PROPESQ e os funcionários informaram que:

1. Não tinham notícia nenhuma sobre o que estava acontecendo e o porquê de o reajuste não ter sido feito;
2. Não sabem para onde foi destinado o repasse que o Governo Federal já realizou à Universidade para o cumprimento do reajuste das bolsas.

No dia 10 de março, a UFPB publicou uma nota afirmando que o aumento dos valores das bolsas de CNPq e CAPES em razão de não haver previsão orçamentária. Contudo, apesar deste informe, a Universidade não promove uma transparência
acerca dessa questão do orçamento.

A comunidade estudantil, organizada para conquistar o reajuste dos valores da bolsa, publicou uma nota aberta à PROPESQ acerca da falta de transparência. Confira a nota clicando aqui.

Além disso, foi protocolado, no dia 06 de abril, um processo para que o reajuste seja pautado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, que está previsto para o dia 25 deste mês. Até o envio deste release, a Universidade ainda não deu nenhum retorno.

MaisPB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios