Força Política: Arthur Lira fecha novo bloco na Câmara com mais de 170 parlamentares
Arthur Lira responde à oposição com essa organização de partidos.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), conseguiu, nesta quarta-feira (12), fechar a formação de um novo bloco parlamentar que se tornará o maior da Casa. Esta junção envolve nove partidos de centro e de esquerda — PP, União Brasil, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Patriota, Avante, PSB e PDT. Ao todo, são 173 deputados que formam o grupo.
Arthur Lira responde à oposição com essa organização de partidos. Em março, diversos partidos — MDB, PSD, Podemos, Republicanos e PSC — se uniram e formaram o maior grupo da Casa até aquele momento, com 142 deputados envolvidos. Com um número superior, o novo grupo conseguirá ter vantagem em votações de Projetos de Lei ou outras prioridades.
Apesar da articulação de Lira, o líder desse bloco grande será o deputado Felipe Carreiras (PSB-PE), que também é o principal representante da sigla na Câmara. Em 2024, o PDT que deverá indicar um nome para assumir a liderança.
A ideia de ter partidos de esquerda na liderança do grupo nos primeiros anos foi pensada para diminuir especulações de que o novo blocão articulado por Lira será de oposição ao governo.
Notícias do Vale PB com Metrópoles