Rio Tinto realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde

A Conferência Municipal de Saúde têm a finalidade de promover o amplo debate, aberto, democrático, construtivo e respeitoso do fortalecimento da atenção em saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram na última sexta-feira, 14/04, no auditório da USF Conjunto Novo, a 7ª Conferência Municipal de Saúde.

A Conferência Municipal de Saúde têm a finalidade de promover o amplo debate, aberto, democrático, construtivo e respeitoso do fortalecimento da atenção em saúde, devendo elaborar e deliberar sobre políticas da saúde de âmbito municipal, objetivando reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde garantido na Constituição Federal.

Com um tema central: “Garantir os Direitos e Defender o SUS: a Vida e a Democracia”, e com eixos temáticos: “O Brasil que temos – o Brasil que queremos”; “O papel do controle social e os movimentos sociais para salvar a vida”; “Garantir direitos e defender o SUS – a vida e a democracia”; “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”; a 7ª Conferência Municipal de Saúde elaborou propostas que serão apresentadas para a Conferência Estadual de Saúde.

“Esse momento deve ser visto como uma oportunidade singular para debatermos um tema central: a saúde do nosso município. Dessa forma, vamos juntos elaborar, conversar e firmar propostas e projetos que possam melhorar, significativamente, a saúde da nossa cidade”, disse o Secretário de Saúde, Eraldo Calixto.

“A 7ª Conferência Municipal de Saúde, que está acontecendo em nosso município, é um momento de grande importância, pois essas conferências só acontecem de quatro em quatro anos, assim devemos aproveitar esse evento ao máximo para debater e planejar melhorias para a saúde de Rio Tinto”, expressou a Presidente do Conselho de Saúde do Município, Valdinete Santos.

“Nós temos a consciência que a 7ª Conferência Municipal de Saúde é um momento para debatermos os problemas locais, Estaduais e Nacionais, para consequentemente, serem resolvidos. Mas, para isso, devemos seguir planejando e buscando mais financiamento para o Sistema Único de Saúde”, declarou o Representante do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha.

“A Conferência Municipal de Saúde é uma oportunidade que temos para discutir e planejar as melhorias que precisamos implementar na saúde do nosso município. Dessa forma, precisamos refletir e fazer um levantamento das ações que precisam ser planejadas e implementadas para que a saúde da cidade de Rio Tinto siga avançando”, afirmou a Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi.

Participaram da 7ª Conferência Municipal de Rio Tinto: o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha; Vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Jamacy Mendes; a Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi; o Secretário de Saúde de Rio Tinto, Eraldo Calixto; Vereadora e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Tinto, Valdirene Rosas; Presidente do Conselho de Saúde de Rio Tinto, Valdinete Santos; o ex-prefeito de Rio Tinto, Marcus Gerbasi; o Secretário de Assuntos Indígenas, Robson Cassiano; sociedade civil e agentes que trabalham na área da saúde do município.

Notícias do Vale PB com CCOM

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios