Rio Tinto realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde
A Conferência Municipal de Saúde têm a finalidade de promover o amplo debate, aberto, democrático, construtivo e respeitoso do fortalecimento da atenção em saúde
A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram na última sexta-feira, 14/04, no auditório da USF Conjunto Novo, a 7ª Conferência Municipal de Saúde.
A Conferência Municipal de Saúde têm a finalidade de promover o amplo debate, aberto, democrático, construtivo e respeitoso do fortalecimento da atenção em saúde, devendo elaborar e deliberar sobre políticas da saúde de âmbito municipal, objetivando reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde garantido na Constituição Federal.
Com um tema central: “Garantir os Direitos e Defender o SUS: a Vida e a Democracia”, e com eixos temáticos: “O Brasil que temos – o Brasil que queremos”; “O papel do controle social e os movimentos sociais para salvar a vida”; “Garantir direitos e defender o SUS – a vida e a democracia”; “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”; a 7ª Conferência Municipal de Saúde elaborou propostas que serão apresentadas para a Conferência Estadual de Saúde.
“Esse momento deve ser visto como uma oportunidade singular para debatermos um tema central: a saúde do nosso município. Dessa forma, vamos juntos elaborar, conversar e firmar propostas e projetos que possam melhorar, significativamente, a saúde da nossa cidade”, disse o Secretário de Saúde, Eraldo Calixto.
“A 7ª Conferência Municipal de Saúde, que está acontecendo em nosso município, é um momento de grande importância, pois essas conferências só acontecem de quatro em quatro anos, assim devemos aproveitar esse evento ao máximo para debater e planejar melhorias para a saúde de Rio Tinto”, expressou a Presidente do Conselho de Saúde do Município, Valdinete Santos.
“Nós temos a consciência que a 7ª Conferência Municipal de Saúde é um momento para debatermos os problemas locais, Estaduais e Nacionais, para consequentemente, serem resolvidos. Mas, para isso, devemos seguir planejando e buscando mais financiamento para o Sistema Único de Saúde”, declarou o Representante do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha.
“A Conferência Municipal de Saúde é uma oportunidade que temos para discutir e planejar as melhorias que precisamos implementar na saúde do nosso município. Dessa forma, precisamos refletir e fazer um levantamento das ações que precisam ser planejadas e implementadas para que a saúde da cidade de Rio Tinto siga avançando”, afirmou a Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi.
Participaram da 7ª Conferência Municipal de Rio Tinto: o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha; Vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Jamacy Mendes; a Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi; o Secretário de Saúde de Rio Tinto, Eraldo Calixto; Vereadora e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Tinto, Valdirene Rosas; Presidente do Conselho de Saúde de Rio Tinto, Valdinete Santos; o ex-prefeito de Rio Tinto, Marcus Gerbasi; o Secretário de Assuntos Indígenas, Robson Cassiano; sociedade civil e agentes que trabalham na área da saúde do município.
Notícias do Vale PB com CCOM