Paraíba liga sinal de alerta e adota ações contra gripe aviária

O estado de emergência zoossanitária é declarado sempre que há risco de uma doença se espalhar rapidamente.

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), está seguindo a determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária que declarou emergência zoossanitária em todo o país em função da detecção do vírus da influenza aviária H5N1, a gripe aviária. O estado de emergência zoossanitária é declarado sempre que há risco de uma doença se espalhar rapidamente. Diante disso, está proibido, por exemplo, o trânsito de aves em aglomerações e feiras, sendo permitido apenas aves para abate, portando a Guia de Trânsito Animal (GTA).

A gerente executiva da Defesa Agropecuária, Girlene Alencar, afirmou que os casos relatados no país se tratam de aves silvestres, logo o risco é menor do que em casos de aves comerciais e garantiu que a Paraíba está alerta diante da situação. Ela ainda comentou que, na última terça-feira (23), aves foram encontradas mortas no estado e a Defesa Agropecuária foi chamada. “Esta semana fomos acionados pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) para verificar umas aves encontradas mortas. Fizemos coletas de sangue e enviamos análises para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária para ser detectado se elas morreram de influenza aviária ou outra doença. No momento, estamos aguardando o resultado”, disse.

A Sedap vem se reunindo rotineiramente, desde o ano passado, com o Ministério da Agricultura e Pecuária, após ser detectada a influenza aviária em aves migratórias na Colômbia e no Chile, para traçar as providências para lidar com esta doença. “Já em abril deste ano, realizamos em Campina Grande um encontro com produtores de aves onde foram orientados sobre o que é necessário para controlar o risco da influenza aviária”, explicou ressaltando que a Paraíba se mantém atenta as informações e tomando medidas preventivas.

Na próxima semana, a Sedap, por meio da Defesa Agropecuária, vai realizar uma reunião com todos os órgãos ambientais, Secretaria de Estado da Saúde e outras entidades ligadas à questão de zoonoses para traçar estratégias de ação nesse período de ameaça da influenza aviária no país.

É importante ressaltar que, caso a população encontre aves mortas, deve entrar em contato com a Sudema, a Polícia Ambiental ou o Ibama para que a Defesa Agropecuária seja, imediatamente, acionada e tome as medidas necessárias.

 

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios