Em 12 dias, Capital Paraibana supera chuva esperada para todo mês de junho
O que chama a atenção é que a maior parte desse volume de chuva ocorreu nos últimos quatro dias.
O litoral paraibano enfrentou chuvas intensas nesta segunda-feira (12), levando João Pessoa a superar a marca prevista para todo o mês de junho. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) do Governo da Paraíba, a capital paraibana já registrou, nos primeiros 12 dias, um acumulado de 302,2 mm de chuva, ultrapassando os 301,7 mm previstos para um período de 30 dias.
O que chama a atenção é que a maior parte desse volume de chuva ocorreu nos últimos quatro dias. Na sexta-feira (9), por exemplo, foi registrada a maior precipitação do ano em João Pessoa. Após um sábado (10) ensolarado, as chuvas intensas retornaram no domingo (11) e persistiram até esta segunda-feira (12).
Diante desse cenário, a Defesa Civil de João Pessoa informou, no final da tarde desta sexta-feira (12), que continua com os trabalhos de prevenção e monitoramento. Segundo a análise da Defesa Civil, embora as chuvas persistam, a intensidade tem diminuído.
Essa redução na intensidade das chuvas resultou em alguns recuos nos níveis de alagamento. Atualmente, a cidade registra 30 pontos de alagamento, em comparação aos 110 iniciais após o primeiro dia de chuvas intensas.
Por outro lado, a previsão indica mais chuvas nas próximas horas em João Pessoa. Quinze municípios do litoral da Paraíba, incluindo João Pessoa, estão sob alerta de perigo potencial de chuva, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apesar disso, a previsão é de chuvas menos intensas em comparação aos últimos dias. A Defesa Civil continua em alerta e orienta os moradores a permanecerem atentos aos comunicados oficiais e adotarem as medidas de precaução necessárias diante das condições climáticas.