Bolsonaro questiona voto no TSE pela sua inelegibilidade e diz que PDT, autor da ação, também falou em fraude nas urnas em 2022

Usou as redes sociais para questionar o voto dado pelo ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), usou as redes sociais para questionar o voto dado pelo ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela sua condenação e inelegibilidade por oito anos.

Bolsonaro, que pode ser condenado por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022, afirmou nesta quarta-feira (28) que o partido autor da ação, o PDT, também defendeu o mesmo que ele antes do pleito.

A ação julgada no TSE pede condenação do ex-presidente por ele ter promovido, meses antes da eleição de 2022, um encontro com embaixadores de diversos países e, em transmissão pela TV Brasil, questionar as urnas eletrônicas e a validade da eleição por impossibilidade de ‘fiscalização’ do pleito através do voto impresso.

Bolsonaro falou que o atual ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (presidente nacional do PDT), também questionou a validade das urnas eletrônicas ao pedir um comprovante do voto para que, se necessário, fosse feita uma recontagem através de voto impresso.

“No dia de ontem, o senhor ministro Benedito Gonçalves, relator, deu seu voto pela minha inelegibilidade por oito anos sob acusação de abuso de poder político em uma reunião com embaixadores. O autor da ação é o senhor Carlos Lupi, presidente do PDT, e atual ministro da Previdência Social do Lula”, disse o ex-presidente que, em seguida, mostrou um vídeo com falas de Lupi.

No vídeo, Lupi afirma que o PDT é defensor, desde a adoção da urna eletrônica, de um dispositivo de voto impresso acoplado à urna para que pudesse haver uma recontagem dos votos em caso de suspeita de fraude.

“Desde o surgimento da urna eletrônica 25 anos atrás, nosso líder, nossa referência no partido Leonel de Moura Brizola, já defendia uma coisa simples de se fazer: a impressão do voto [para ele] cair em uma urna transparente e ficar ali guardado. Quando se tiver desconfiança e uma votação muito diferente em locais você conferir esse voto. Esse é o segredo de toda democracia no mundo: a possibilidade de recontagem, de conferência de voto”, falou Lupi em vídeo de 2022.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios