Gaeco investiga envolvimento de políticos com facções em comunidades de JP

A investigação também apura a participação de movimentos tidos como “sociais” e de agentes políticos.

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba e a Polícia Militar deflagraram na manhã desta quinta-feira a operação ‘Incoerência’ para cumprimento de 60 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de tráfico de drogas em João Pessoa.

O coordenador do Gaeco, Octávio Paulo Neto, explicou que a operação foi desencadeada pelas forças de segurança com o objetivo de se contrapor à expansão territorial das facções criminosas que atuam nos municípios.

A investigação também apura a participação de movimentos tidos como “sociais” e de agentes políticos.  Os nomes dos agentes públicos, no entanto, não foram divulgados.

A operação foi deflagrada com base em investigações que revelaram esquema de tráfico de drogas comandado a partir da Comunidade Tito Silva, no bairro Miramar, com ramificações na comunidade Laranjeiras e nos bairros José Américo e Funcionários III.

Operação incoerência

A maioria dos mandados está sendo cumprida na Comunidade Tito Silva. Ao todo, participam quase 250 profissionais, divididos em 49 equipes da PM e Gaeco. Os mandados são relacionados a 54 pessoas, em 41 endereços. O helicóptero da PM reforça a operação com busca aos suspeitos.

Conforme as investigações, os criminosos burlaram o “Programa João Pessoa Sustentável”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, que oferecia aos moradores de áreas de risco realocação para moradias oferecidas pela prefeitura ou indenização de R$ 115.000,00.

Operação incoerência

O grupo percebeu essa situação como uma oportunidade de obter retornos financeiros de forma ilícita e burlar os objetivos do programa, retirando moradores para ocupar as casas e receber as indenizações ou até mesmo alugando os imóveis desapropriados, causando medo entre os moradores que se opõem aos criminosos.

Notícias do Vale PB com MaisPB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios