Na China, João Azevêdo faz parceria para projetos de tecnologia e educação
A parceira entre instituições de vários países para a implantação do radiotelescópio Bingo em Aguiar foi consolidada nesta segunda-feira (17), em Xangai, na China.
A Paraíba deve começar a estudar os mistérios do universo em breve. Isso porque o maior radiotelescópio da América Latina deve ser instalado na cidade de Aguiar, no Sertão paraibano. O equipamento, chamado Bingo (do inglês “Oscilações Acústicas Bariônicas em Observações Integradas de Gás Neutro”), será usado para medir a expansão do universo.
A parceira entre instituições de vários países para a implantação do radiotelescópio Bingo em Aguiar foi consolidada nesta segunda-feira (17), em Xangai, na China. “Garantimos a conclusão do projeto e abrimos a possibilidade de intercâmbio de professores e alunos na Universidade Jiao Tong, que é uma das cinco melhores do mundo”, afirmou o governador João Azevêdo, que participou da cerimônia.
Os estudos devem ser desenvolvidos a partir do mapeamento das emissões de hidrogênio neutro no espaço profundo. Segundo o governo estadual, a instalação do radiotelescópio Bingo no Sertão vai colocar a Paraíba como protagonista no cenário científico internacional.
Por que em Aguiar?
De acordo com o governo, a escolha do município de Aguiar para a instalação do Bingo foi por essa ser uma região sem contaminação ou interferência de sinais de celular ou aeronaves, por exemplo.
Bingo
O Projeto Bingo é fruto de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), o Inpe, a UFCG e instituições da China, do Reino Unido e de sete outros países. Toda estrutura física está sendo fabricada pela empresa chinesa CETC 54, a mesma empresa que construiu o maior radiotelescópio do mundo, o Fast.