Concurso para Polícia Militar e Bombeiros na Paraíba terá Edital nos próximos dias
Segundo o coronel, o encontro teve como objetivo finalizar os últimos ajustes para a publicação do edital do concurso
Os editais do concurso PM PB e Bombeiros PB serão publicados nos próximos dias. A previsão foi dada na última segunda-feira, 24, pelo subcomandante Geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Ronildo, após reunião com a banca organizadora, o IBFC. Segundo o coronel, o encontro teve como objetivo finalizar os últimos ajustes para a publicação do edital do concurso, que contará com 1.100 vagas imediatas, sendo 900 para a Polícia Militar e 200 para o Corpo de Bombeiros da Paraíba.
“Hoje realizamos uma reunião com a empresa IBFC, que irá realizar o concurso para soldado PM/BM com objetivo de finalizar o texto do edital. Nos próximos dias será publicado o edital, com todas as regras do concurso CFSD PM/BM 2023. Continuem os estudos com foco e disciplina“, disse em publicação em suas redes sociais (acesse aqui).
Vale lembrar que, além das vagas imediatas, o Corpo de Bombeiros da Paraíba deverá contar com mais 200 oportunidades no cadastro de reserva, totalizando uma oferta de 1.300 postos no concurso.
Ainda de acordo com informação publicadas pela Folha Concursos, além da Segurança, o governador da Paraíba, João Azevêdo, também já anunciou que um processo seletivo para a Educação e outros concursos para a área, além da Cultura e demais setores serão realizados este ano.
“Eu acredito que o melhor caminho para selecionar servidores seja através do concurso público. Vamos ter concurso para a Secretaria do Estado da Educação, com mais mil (vagas para) professores. Na área da Secretaria da Cultura, o concurso contará com vagas para gestão cultural, arqueólogo, museólogo, arquivista, historiador e mais. Na Polícia Militar serão 900 vagas (efetivas), onde já estamos trabalhando na contratação da banca examinadora. Para o Corpo de Bombeiros serão mais 200 vagas”, disse o governador, durante entrevista a rádio Tabajara, em maio.
Veja como serão as provas do concurso PM PB e BM PB
Conforme o projeto básico do edital, já divulgado, o candidato, no ato da inscrição, poderá optar pelo local de realização das provas e testes, que se darão, a princípio, nos seguintes municípios:
- João Pessoa;
- Campina Grande; e
- Patos.
O exame de múltipla escolha deverá contar com, pelo menos, 50 e, no máximo 80 questões, que serão distribuídas nas respectivas áreas de conhecimento apresentadas pelas instituições em até oito disciplinas.
Já a prova discursiva será composta por uma produção textual.
Para ter o exame corrigido, os candidatos terão que conquistar a aprovação na objetiva e classificação em até quatro vezes o número de vagas disponibilizadas para o cargo, em cada corporação.
Ao todo, o Governo da Paraíba espera atrair cerca de 70 mil candidatos para as provas.
Vale lembrar que, após as provas escritas, os aprovados serão encaminhados para as demais etapas, que incluem exames psicológicos, de saúde, de aptidão física e social. Essas avaliações costumam ser realizadas pelas próprias corporações.
Resumo sobre a seleção
- Órgão: Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba
- Cargos: soldados
- Vagas: 1.100 imediatas e 200 previstas na reserva
- Requisitos: nível médio, altura mínima de 1m60 (homens) e 1m55 (mulheres) e idade entre 18 e 32 anos
- Remuneração: R$3.202,60
- Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
- Status: banca contratada
Confira detalhes do último concurso PM e Bombeiros PB
Os últimos concursos PM e Bombeiros, com vagas para soldados, foram realizados em 2018.
Na época, as seleções ofereceram mil oportunidades, sendo 900 para a Polícia Militar e 100 para o Corpo de Bombeiros da Paraíba.
As vagas foram para ambos os sexos. Já a remuneração inicial era de R$3.202,60, após o curso de formação.
Cerca de 80 mil pessoas se inscreveram para o concurso, o que trouxe a marca de maior seleção já realizada pela Polícia Militar, segundo a própria corporação.
Para participar era preciso ter o nível médio completo, altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres), além da idade entre 18 e 32 anos, até a data de matrícula no curso de formação.
Com a organização do IBFC, os candidatos foram avaliados por meio de exames intelectual, psicológico, de saúde e aptidão física, além da avaliação social.
Na primeira etapa, foram cobradas 80 questões, sendo elas de:
- Língua Portuguesa (20);
- Raciocínio Lógico (dez);
- Geografia e História da Paraíba (dez);
- Noções Básicas de Informática (dez); e
- Noções de Direito e Sociologia (30).