MST volta a invadir área da Embrapa em Pernambuco e diz que governo Lula não cumpriu acordos

Em comunicado, o MST acusou o Governo Federal de não cumprir com os acordos prometidos em abril.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) voltou a invadir a área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Em comunicado, o MST acusou o Governo Federal de não cumprir com os acordos prometidos em abril.

A invasão ocorre na véspera do evento Semiárido Show, programado para os dias 1º a 4 de agosto na unidade da Embrapa de Petrolina. Segundo o movimento, “a reocupação durante o evento tem como objetivo chamar a atenção das autoridades sobre a emergência da implementação da Reforma Agrária, considerando que desde as negociações com os órgãos competentes, não houve avanço nas pautas e os acordos ficaram estagnados”.

O MST havia ocupado a área da Embrapa em abril, e deixou o local após negociações com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Segundo o comunicado domMovimento, foram prometidos pelo governo federal: a destinação de parte da área para a reforma agrária; repasse de áreas para assentar as famílias que faziam parte da ocupação; e a recriação da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Petrolina.

No comunicado, o MST afirma que “já fazem 4 meses desse acordo, que tinha como intenção principal: distensionar a situação em Petrolina, resolver o problema do acampamento e ao mesmo tempo permitir que a Embrapa pudesse realizar o Semiárido Show”.

“O MDA rompeu com todos os acordos e tenta fazer o Semiárido Show sem cumprir nada do que foi acordado para resolver a questão das famílias acampadas”, diz o comunicado. O MST acrescenta que não quer atrapalhar o evento, mas não vai permitir sua realização “se não for cumprido o mínimo do mínimo”.

A CNN entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e com a Embrapa e aguarda resposta.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios