“O Congresso está perdendo suas funções”, diz deputado após votação no STF sobre descriminalização do porte da maconha

O julgamento gira em torno da constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, de 2006. A norma estabelece que é crime adquirir, guardar ou transportar drogas para consumo pessoal.

O deputado federal paraibano e vice-líder da Oposição na Câmara, Cabo Gilberto (PL), utilizou a tribuna do Congresso nesta quinta-feira (03/08), para criticar o tema da votação no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização do porte da maconha para consumo pessoal.

Após o voto do ministro Alexandre de Moraes, do STF, na última quarta-feira (02/08), o placar está em 4 votos a 0, favorável não ser considerado mais crime o porte de maconha para consumo pessoal. O julgamento, porém, está suspenso após o relator da ação, ministro Gilmar Mendes, pedir à presidente da Corte, Rosa Weber, o adiamento da continuidade do caso. Não há data para retomada.

O julgamento gira em torno da constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, de 2006. A norma estabelece que é crime adquirir, guardar ou transportar drogas para consumo pessoal.

Para Cabo Gilberto, a deliberação por parte do STF fere as atribuições do Parlamento, alegando que o tema deveria ser colocado em pauta pelos deputados federais e senadoers.

“Então praticamente foi definido atropelando as prerrogativas do Parlamento, isso é muito grave. E infelizmente eu não vejo uma resposta por parte do Congresso Nacional no que diz respeito ao artigo 48 e 52 da Constituição. O Congresso está perdendo suas funções. Dia após dia somos atacados pela Suprema Corte e vários parlamentares fazendo cara de paisagem. Senadores da República, deputados federais, a população está nos cobrando todos os dias. Basta observar a votação de hoje. Esse tema era para ser discutido pelos senhores foram eleitos pelo povo, não pelo ministro do STF”, disse.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios