TCE multa gestor do Serviço de Água e Esgoto de Baía da Traição por falta de repasses ao INSS

O motivo apontado pelos relatórios do órgão é o descumprimento de várias normas orçamentárias, financeiras, patrimoniais e contábeis.

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) julgou irregulares a prestação de contas referentes ao ano de 2019, 2020 e 2021 do  Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Baía da Traição, na época sob de responsabilidade de Márcio Santos da Silva. O motivo apontado pelos relatórios do órgão é o descumprimento de várias normas orçamentárias, financeiras, patrimoniais e contábeis.

Entre as irregularidades apontadas pelo Tribunal estão o possível não recolhimento das obrigações patronais e não repassar ao órgão previdenciário, INSS, as consignações retidas nos pagamentos dos servidores.

No ano de 2020, o relatório do TCE aponta também “o descumprimento transgressões às normas de natureza orçamentária, financeira, patrimonial e contábil”. Além disso, o balanço patrimonial foi elaborado incorretamente, havendo ausência de clareza sobre o controle de inadimplência e efetividade no recebimento dos valores, há ainda inconsistências  nos registros de “consignações” e  “restos a pagar” e pagamento de consignação superior ao valor inscrito.

Já em relação as contas de 2021, o Tribunal descobriu divergências entre os valores inscritos em “restos a pagar” e saldos não comprovados em conciliações bancárias. O balanço patrimonial  também elaborado de forma incorreta, além de inconsistências nos registros “consignações” e “restos a pagar”.

Os três casos juntos renderam uma multa no valor total de R$ 5mil. O TCE também deverá repassar à Receita Federal informações acerca do possível não recolhimento das obrigações patronais.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios