Marcacão e Baía da Traição estão entre os municípios do Brasil com maior população indígena

Conforme apurou o Site junto ao IBGE, ambos se destacam, como, respectivamente, o 6º e o 7º municípios brasileiros com maior população indígena.

Situados no Litoral Norte, os municípios paraibanos de Marcação e Baía da Traição, são os que apresentam maiores presenças relativas de pessoas indígenas no total da população no cenário nacional, segundo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme apurou o Site junto ao IBGE, ambos se destacam, como, respectivamente, o 6º e o 7º municípios brasileiros com maior população indígena.

No primeiro caso, essa proporção era de 88,08% e, no segundo, de 86,64%. Em seguida, no ranking paraibano, estavam Rio Tinto (25,12%), Mataraca (12,13%) e Conde (1,99%). Em João Pessoa, por sua vez, a proporção foi de 0,34%.

Os maiores contingentes de indígenas foram: Baía da Traição, com 7.992; Marcação, com 7.926; e Rio Tinto, com 6.175. Em seguida, estão: João Pessoa, com 2.809; Mataraca, com 1 mil; e Conde, com 548.

Em relação aos domicílios particulares permanentes ocupados, a pesquisa aponta que, na Paraíba, havia cerca 12,1 mil em que pelo menos um morador se declarou indígena. Nessas residências, a média de moradores era de 3,2 pessoas, acima do indicador geral estadual (2,9).

Por outro lado, a média de moradores indígenas nesses lares era de 2,5 pessoas. Os domicílios classificados como particulares permanentes ocupados são aqueles que foram construídos especificamente para servirem como moradia e que, na data de referência da pesquisa, tinham alguém residindo no espaço.

Notícias do Vale PB com ClickPB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios