Bancada federal reúne mais de 50 prefeitos paraibanos e vai levar cobranças de gestores ao governo Lula
O encontro discutiu cinco pautas principais.
Mais de 50 prefeitos paraibanos se reuniram com a bancada federal, nessa terça-feira (15), para elaborar uma pauta de reivindicações que será apresentada ao governo federal. O presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George, informou que participaram do encontro os três senadores da Paraíba e mais nove deputados federais.
O encontro discutiu cinco pautas principais. A Reforma tributária; a PEC 25/2022, que prevê a ampliação em 1,5% do FPM para que os municípios possam arcar com os custos do piso da enfermagem; o pagamento de Emendas Parlamentares; a política de desonerações dos impostos sobre os combustíveis, telecomunicações e energia; e, a desoneração da folha de pagamentos de empresas.
George Coelho revelou que os parlamentares prometeram levar a pauta aos representantes do governo Lula para que todas sejam vistas e solucionadas.
“Eles prometeram levar todas as reivindicações ao governo federal. Antes, vão se reunir novamente, porque eles também vão cobrar a agilidade na liberação das emendas que estão sem serem liberadas”, explicou o presidente da Famup.
Uma das principais reclamações dos prefeitos é o repasse de recursos para o pagamento do piso da enfermagem. Por isso, a PEC 25/2022, que prevê a ampliação em 1,5% do FPM para que os municípios possam arcar com os custos do piso da enfermagem, foi um dos mais debatidos.
“Eles vão fazer o repasse retroativo agora em agosto e os prefeitos começam a pagar em setembro, mas os recursos não são suficientes”, reclamou.
Faltaram ao encontro os deputados Romero Rodrigues (Podemos) – que justificou a ausência -, além de Luiz Couto (PT) e Wellington Roberto (PL).