Energisa aumenta tarifa e conta de energia dos paraibanos vai ficar mais alta

A elevação no preço cobrado passará a valer a partir do dia 28 de agosto.

A tarifa mensal de energia vai ficar mais cara na Paraíba a partir deste mês. Foi o que decidiu nesta terça-feira (22) a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a pedido da Energisa, operadora que controla a distruição na Paraíba. Para os clientes atendidos pela Energisa Paraíba, a exemplo da Região Metropolitana de João Pessoa, o aumento aprovado foi de 0,68% para os consumidores residenciais.

Já para os consumidores atendidos pela Energisa Borborema, na Região de Campina Grande, o aumento é bem maior: 11,96%. Em nota, a concessionária informou que a tarifa estava congelada há 18 meses. A elevação no preço cobrado passará a valer a partir do dia 28 de agosto.

Os índices são diferentes porque, até este ano, as tarifas-base eram distintas entre as duas empresas. Com a unificação da Energisa Paraíba e da Energisa Borborema, o processo de Reajuste Tarifário Anual, a partir do próximo ano, será único para os clientes que, agora, são todos atendidos pela Energisa Paraíba.

O efeito médio percebido entre os consumidores da Energisa Paraíba e Borborema será: 

Energisa Paraíba

Alta e Média Tensão: redução de 10,63%

Baixa Tensão: amento de 1,09%

Residencial: 0,68%

Efeito médio ao consumidor: 1,46%

Energisa Borborema

Alta e Média Tensão: aumento de 14,44%

Baixa Tensão: amento de 12,32%

Residencial: 11,96%

Efeito médio ao consumidor: 12,83%

O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa, que apresenta regras bem definidas a respeito das contas de luz e a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.

MaisPB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios