“Agradeço ao presidente pela compreensão”, diz João Azevêdo sobre recomposição do FPE pelo Governo Federal
Governo Federal garantiu que vai recompor as perdas e que tanto estados como municípios vão receber, pelo menos, os mesmos valores repassados em 2022.
“Formamos uma verdadeira corrente para lutar pela recomposição e conseguimos. Agradeço a compreensão do presidente Lula”. A fala é do governador João Azevêdo (PSB), que tratou, nesta segunda-feira (18), sobre a queda de recursos no Fundo de Participação dos Estados (FPE) em julho e agosto.
Durante o programa Conversa com o Governador, da Rádio Tabajara, João Azevêdo lembrou que a queda de recursos do FPE deixou os estados em situação difícil e parecida com a vivida pelos municípios, que também sofreram queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Em ambas as situações, o Governo Federal garantiu que vai recompor as perdas e que tanto estados como municípios vão receber, pelo menos, os mesmos valores repassados em 2022.
“Infelizmente a legislação aprovada em 2022 provocou perdas nas receitas de estados e municípios. Esse ano, em função dos ajustes da economia houve queda da receita e isso provocou dificuldades orçamentárias. Conseguimos recompor ao nível do ano passado. Formamos uma verdadeira corrente para lutar pela recomposição e conseguimos para as perdas de julho e agosto. Agradeço a compreensão do presidente Lula, que autorizou a recomposição de partes dos recursos que perdemos em julho e agosto”, disse João Azevêdo.