IMPOSTOS: Governador envia projeto e Assembleia aprova aumento para 20% na alíquota do ICMS na Paraíba

O projeto, que tramita na Casa desde o dia 18 deste mês, foi votado após aprovação de que ele fosse apreciado em caráter de urgência urgentíssima.

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por maioria, sendo nove votos contrários, nesta terça-feira (26), um projeto de lei do Governo do Estado que aumenta de 18% para 20% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na Paraíba. O projeto, que tramita na Casa desde o dia 18 deste mês, foi votado após aprovação de que ele fosse apreciado em caráter de urgência urgentíssima.

A aprovação aconteceu após críticas da oposição, alegando que o governador João Azevêdo (PSB) havia prometido durante a campanha eleitoral de 2022 que não iria aumentar impostos no estado, garantindo que a Paraíba estava com saúde fiscal.

“Ele pensa só no próprio umbigo. Ele vai pagar caro. Isso é um absurdo e o governo está passando dos limites. Haviam prometido que esse projeto não iria à pauta hoje”, reclamou o deputado Wallber Virgolino, que chegou a pedir que o projeto fosse retirado de pauta.

Em defesa do projeto, o deputado Hervázio Bezerra falou que o Governo do Estado mostrou tecnicamente que é necessário reajustar a alíquota do ICMS para que a Paraíba não sofra perdas com a aprovação futura da reforma tributária no Congresso Nacional.

“Temos no parlamento um debate técnico e político. No técnico, os secretários deram um verdadeiro show. Será que algum empresário está assistindo? O secretário disse que quase 92% [das empresas] não serão atingidas. Eles estão com a verdade. No debate técnico, o governo ganha de cabeça erguida. Respeito a oposição, que faz um debate político”, argumentou Hervázio.

Antes da votação, o secretário estadual da Fazenda, Marialvo Laureano, que esteve na ALPB para esclarecer o projeto, disse, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, que o projeto é uma forma de ‘solucionar’ possíveis prejuízos que possam ser causados com a Reforma Tributária.

“Esse aumento da alíquota modal também servirá para os municípios, se não fizermos além de prejudicar o Estado e a própria sociedade com a falta de educação e saúde, também vai prejudicar todos os municípios”, explicou o secretário.

O gestor reforçou que não era intensão do governo de reajustar impostos, mas que com eminente aprovação da Reforma Tributária e a criação do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) os estados precisam de dinheiro para as perdas, caso contrário “em não aumentando a alíquota, ela vai cair e pode gerar perdas de R$ 1 bilhão. Por isso, é importante ressaltar a importância da aprovação desse projeto”, destacou.

Após a aprovação, o projeto vai para sanção do governador João Azevêdo, que deve publicá-lo no Diário Oficial do Estado (DOE) até o dia 30 deste mês.

Notícias do Vale PB com ClickPB

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios