Alíquota do ICMS na Paraíba vai passar de 18% para 20% a partir de 2024

Lei aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba e sancionada pelo governador foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (29).

A carga tributária da Paraíba vai ficar maior a partir de 2024. Isso porque, na edição desta sexta-feira (29) do Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB), foi publicado a lei que ajusta de 18% para 20% a alíquota de Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) nas operações e prestações internas e na importação de bens e mercadorias do exterior.

Trata-se da Lei nº 12.788 de 28 de setembro de 2023, que é de autoria do Poder Executivo e que foi apresentada à Assembleia Legislativa da Paraíba na semana passada. Ela alerta trechos das leis estaduais que abordam sobre o ICMS com o objetivo de aumentar as tarifas.

Votada em caráter de urgência urgentíssima, a lei foi aprovada pelo Poder Legislativo estadual e rapidamente sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB). Outros trechos da legislação foram modificadas e tratam de temas como multas, sanções e outras questões envolvendo a fiscalização do recolhimento do imposto.

Secretário de estado da Fazenda do Governo da Paraíba, Marialvo Laureano justificou a medida alegando que ela é necessária para evitar perdas na arrecadação a partir de 2029. Isso porque, segundo o secretário, a Reforma Tributária estabelece que o rateio da arrecadação do novo imposto sobre consumo, o IVA, vai levar em conta o que foi recolhido pelos estados entre 2024 e 2029. E se a Paraíba não aumentar a receita nesse período, será prejudicada.

O secretário da Fazenda informou ainda que todos os Estados do Nordeste já tinham aumentado as alíquotas modais. E avalia que a longo prazo os prejuízos a Paraíba seria na ordem de R$ 1 bilhão por ano, a partir de 2029, se não alinhasse a sua alíquota modal conforme os outros estados.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios