Romaria da Guia deve reunir mais de 10 mil fiéis na próxima quinta-feira, em Lucena; confira programação
A arquidiocese tem estimativa que ao menos 12 mil fiéis participem do evento
Acontece na próxima quinta-feira (12) mais uma edição da tradicional Romaria de Nossa Senhora da Guia, em Lucena. A arquidiocese tem estimativa que ao menos 12 mil fiéis participem do evento, que é um marco importante de fé e devoção para a população do Litoral Norte.
A caminhada tem início às 4h na matriz da paróquia do Sagrado Coração de Jesus Menino, no centro da cidade. Ao sair do local, os fiéis vão percorrer mais de 10 quilômetros em direção ao Santuário da Guia, localizado na zona rural de Lucena. A romaria terá a frente o pároco da comunidade, Frei Paulo Henrique Batista. os fiéis seguirão em oração e devoção, manifestando sua gratidão.
“A chegada ao Santuário da Guia é sempre marcada pela emoção. Uma verdadeira multidão se reúne para a Missa Campal, presidida por Dom Manoel Delson, Arcebispo Metropolitano da Paraíba, que sempre traz uma mensagem de esperança e amor, fortalecendo ainda mais a devoção a Nossa Senhora da Guia”, informou a arquidiocese em nota.
Anualmente, fiéis de toda a Paraíba e de outros estados se deslocam para acompanhar o evento.
Mais detalhes sobre a Romaria
A Romaria da Guia tem sua origem em um grande encontro promovido pela Arquidiocese da Paraíba quando o então Arcebispo Dom José Maria Pires, no ano de 1988, em comemoração ao encerramento do ano mariano proclamado pelo Papa João Paulo II, juntamente aos presentes organizaram a romaria.
Naquele ano, segundo os jornais da época, cerca de trinta mil pessoas atenderam à convocação do Bispo e participaram do evento.
Já a festa da Guia atualmente acontece em dezembro, de 5 a 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, no Santuário. Mas a origem da festa em si não se pode precisar, como começou, e qual era o seu formato.
O que aconteceu sempre, e permanece até os dias de hoje, é devoção popular. Praticamente todos os dias, turistas de várias partes do Nordeste e do Brasil visitam o santuário.