Mais de 124 mil paraibanos devem fazer as provas do Enem; polícia reforça segurança
O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro.
A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai acontecer neste domingo (5), em todo o Brasil. Ao todo, 124.519 paraibanos estão inscritas no Enem, sendo mais de 30 mil candidatos somente em João Pessoa.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas nos dias 5 e 12 de novembro, em 55 municípios paraibanos. No estado, são 374 locais de prova e 4.363 salas de aplicação.
Provas
O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. As notas obtidas nas provas podem ser usadas para o estudante concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições estrangeiras que têm convênio com o Inep.
Veja abaixo os horários do fuso horário de Brasília, que abrange a maior parte dos estados brasileiros.
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Começo das provas: 13h30
- Fim das provas no 1º dia: 19h
- Fim das provas no 2º dia: 18h30
Reforço na segurança
A operação de segurança para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na Paraíba, terá mais de 1 mil policiais militares envolvidos. As provas ocorrem nos próximos dois domingos (5 e 12 de novembro).
Segundo a Polícia Militar, o planejamento inclui policiamento a pé, motorizado e também o uso da tecnologia de câmeras e drones.
A PM também vai fazer a escolta e proteção dos cadernos e folhas de respostas até as 55 cidades paraibanas onde o exame será aplicado. O efetivo empregado não vai prejudicar o policiamento normal dos bairros e cidades, que estão com reforço da operação Eternidade.