Mais de 124 mil paraibanos devem fazer as provas do Enem; polícia reforça segurança

O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro.

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai acontecer neste domingo (5), em todo o Brasil. Ao todo, 124.519 paraibanos estão inscritas no Enem, sendo mais de 30 mil candidatos somente em João Pessoa.

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas nos dias 5 e 12 de novembro, em 55 municípios paraibanos. No estado, são 374 locais de prova e 4.363 salas de aplicação.

Provas

O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. As notas obtidas nas provas podem ser usadas para o estudante concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições estrangeiras que têm convênio com o Inep.

Veja abaixo os horários do fuso horário de Brasília, que abrange a maior parte dos  estados brasileiros.

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Começo das provas: 13h30
  • Fim das provas no 1º dia: 19h
  • Fim das provas no 2º dia: 18h30

 

Reforço na segurança

A operação de segurança para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na Paraíba, terá mais de 1 mil policiais militares envolvidos. As provas ocorrem nos próximos dois domingos (5 e 12 de novembro).

Segundo a Polícia Militar, o planejamento inclui policiamento a pé, motorizado e também o uso da tecnologia de câmeras e drones.

A PM também vai fazer a escolta e proteção dos cadernos e folhas de respostas até as 55 cidades paraibanas onde o exame será aplicado. O efetivo empregado não vai prejudicar o policiamento normal dos bairros e cidades, que estão com reforço da operação Eternidade.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios