Livro ‘Governantes da Paraíba’ será lançado nesta sexta-feira no Centro Cultural São Francisco

Livro tem o selo da União Editora

O livro  ‘Governantes da Paraíba – Colônia, Império e República’ será lançado nesta sexta-feira (17), às 16h, no Centro Cultural São Francisco – Ladeira São Francisco, Centro de João Pessoa. A obra é o resultado de uma longa pesquisa realizada pelo saudoso jornalista Hélio Zenaide e pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Governador João Azevêdo
Governador João Azevêdo

Com selo da União Editora, o livro tem 453 páginas e traz apresentação do governador João Azevêdo e texto de abertura do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, com imagens de acervos paraibanos.

O evento é organizado pelo Governo do Estado. Na ocasião, devem falar o governador João Azevêdo, o magistrado Marcos Cavalcanti e Valéria Zenaide, em nome da família do escritor Hélio Zenaide. Será uma tarde histórica, pelo teor da abordagem e o desempenho dos autores.

Hélio Zenaide
Escritor Hélio Zenaide

O livro iniciado pelo historiador Zenaide, que faleceu em 2017, aos 90 anos, conta a trajetória de todos os governantes da Paraíba. Hélio conviveu com muitos governadores, e retrata fatos e notas que só ele sabia ou pesquisou, desde os períodos Colonial, Imperial e Republicano, abordando temas políticos, econômicos, a guerra dos Tabajaras e Potiguaras, presidentes e interventores paraibanos. O restante da pesquisa foi  abraçado pelo desembargador Marcos Cavalcanti, que concluiu a obra.

Des. Marcos Cavalcanti
Des. Marcos Cavalcanti

Segundo o desembargador Marcos Cavalcanti, tudo começou com a visita de Valéria Zenaide, filha de Hélio Zenaide, que levou ao seu gabinete a pesquisa iniciada por seu pai. “Valéria me pediu para completar, atualizar e publicar o livro. Depois de uma análise profunda, eu gostei muito do tema, que muito me apraz, por ser uma obra  histórica da Paraíba, e mais, uma história da política paraibana do passado e também contemporânea”, pontuou Cavalcanti.

O desembargador lembra que, como teve de completar a pesquisa, coube a ele fazer a atualização, correção gramatical e ortográfica. “Sem destoar do belo estilo ‘zenaidiano’ de escrever , eu tornei-me co-autor e muito me honra todo o trabalho realizado”.

Com este título a ser lançado, o presidente da Comissão de Cultura e Memória do TJPB chega a 36 livros. “Neste estilo, este é o primeiro. E mais, acho que a Paraíba será o primeiro Estado que vai ter um livro institucional desse estilo, contando só a história dos chefes do Poder Executivo, como os tribunais têm com o perfil dos presidentes e dos desembargadores”.

Uma pesquisa profunda e muita dedicação

Valéria Zenaide
Valéria Zenaide

“Já existia uma relação de respeito e confiança, entre os autores do livro, desde quando o Desembargador Marcos Cavalcanti assumiu a Presidência do TJPB. Ele mandou buscar meu Pai para uma conversa, que resultou na publicação do livro sobre a Comarca de Alagoa Grande, com ênfase na organização do Judiciário, publicado em 2022 pelo TJPB.  Nesse livro,  nosso Pai resgatou como a Justiça de Portugal migrou para o Brasil  e como, no Brasil, a organização do Judiciário aconteceu nas Províncias e Comarcas, enfatizando a Comarca de Alagoa Grande, onde nasceu”, disse a filha de Hélio, Valéria Zenaide.

Valéria conta que as primeiras páginas deste livro foram datilografadas e, depois, digitadas, quando Hélio Zenaide adotou o computador e notebook. Trabalhou neste livro por anos seguidos. Trabalhava em casa, nas bibliotecas, jornais, dando a impressão que nunca terminava sua pesquisa. Em 2004, quando descobriu sua degeneração macular, persistiu na pesquisa. Em 2017, quando veio a falecer, em setembro, havia concluído a pesquisa até o Governo de José Maranhão (ano de 2009).

“Foi então que nos reportamos ao desembargador. Nosso Pai dizia que, para publicação, o referido livro deveria ser complementado, observado o contexto histórico. Houve um tempo para análise e decisão sobre o material pelo desembargador Marcos Cavalcanti”, revelou a filha de Hélio Zenaide.

O Desembargador trabalhou na revisão geral e complementação do livro de forma que a série histórica alcançasse de João Tavares 1585 ao Governador João Azevêdo (2023).
“Dessa forma entregamos ao povo paraibano páginas de uma história que teve início logo após o descobrimento do Brasil, cujos protagonistas são os Governantes da Paraíba”, destacou.

Por Kubitscheck Pinheiro

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios