Lula cobra punição a bolsonaristas: ‘Perdão soaria como impunidade’
A declaração aconteceu durante o ato “Democracia Inabalada”, no Congresso Nacional, um ano após a depredação dos Três Poderes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou nesta segunda-feira (8) que os bolsonaristas participantes da tentativa de golpe de 8 de janeiro merecem “punição exemplar”. A declaração aconteceu durante o ato “Democracia Inabalada”, no Congresso Nacional, um ano após a depredação dos Três Poderes.
“Todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos. Não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra o seu próprio povo. O perdão soaria como impunidade. E a impunidade, como salvo conduto para novos atos terroristas”, afirmou Lula.
Lula também citou alguns pontos, os quais, em sua visão, foram determinantes para a construção da tentativa de golpe no dia 8 de janeiro. Durante seu discurso, de forma indireta, criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados.
“Liberdade não é uma autorização para espalhar mentiras sobre a vacina nas redes sociais, o que pode ter levado centenas de milhares de brasileiros e brasileiras a morte, por conta do Covid. Liberdade não é o direito de pregar a instalação de um regime autoritário e o assassinato de adversários. As mentiras, a desinformação e os discursos de ódio foram combustíveis para o 8 de janeiro”, disse Lula.