De olho nas eleições 2024, Lula dá início a ‘giro pelo Brasil’; primeiras conversas são na Bahia

A primeira fase do “giro” será no Nordeste, onde Lula mantém um eleitorado fiel, com visitas a Bahia, Pernambuco e Ceará.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá início nesta quinta-feira (18) ao que aliados têm chamado de “giro pelo Brasil”. Programado para este ano, o ciclo de viagens tem dois objetivos principais: melhorar a avaliação do petista e impulsionar o desempenho de aliados nas eleições municipais de outubro.

A primeira fase do “giro” será no Nordeste, onde Lula mantém um eleitorado fiel, com visitas a Bahia, Pernambuco e Ceará.

Enquanto Lula tem aliados na prefeitura do Recife, chefiada por João Campos, e uma tendência de acordo em Fortaleza, em Salvador, o presidente tem um cenário diferente. Apesar de o PT governar a Bahia há mais de 17 anos, a capital do estado é dominada pelo Carlismo – uma referência a Antônio Carlos Magalhães.

Bruno Reis, que já foi vice-prefeito de ACM Neto e se elegeu em 2020, vai tentar mais quatro anos à frente da prefeitura de Salvador.

O PT ainda precisa definir o seu caminho na disputa. Correntes do partido defenderam a candidatura própria, tendo o deputado estadual Robinson Almeida como nome mais cotado. O incentivo partiu até do ex-governador da Bahia e líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT).

Mas há pressão do lado contrário. O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB) também usou de sua força política no estado para que o partido do presidente Lula apoie o candidato emedebista à prefeitura, o que é a tendência mais forte no momento, segundo fontes da política baiana.

O nome escolhido pelo MDB é o de Geraldo Júnior, que hoje é vice-governador da Bahia, justamente na dobradinha MDB-PT. A ideia é repetir a parceria, mas de forma invertida, na chapa para a prefeitura.

O MDB indicaria Geraldo Júnior e o PT, o nome para o candidato a vice. Nessa hipótese, alguns quadros são ventilados entre os petistas, como o da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, Fabya Reis.

Lula quer aproveitar a ida a Salvador para ouvir a opinião do governador Jeronimo Rodrigues (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, mas também quer dar seus palpites.

Tags

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios