João Pessoa e Baía da Traição: Intervenções para conter avanço do mar pode agravar problema, alerta geógrafo

O problema, segundo o geógrafo, não é que o mar está invadido a cidade e sim, a cidade ocupando o lugar do mar. Isso, segundo Saulo Vital, pode está agravando a situação.

As intervenções para conter o avanço do mar podem está agravando o problema para cidades do Litoral paraibano. Nos últimos dias, João Pessoa e Baía da Traição tiveram avenidas da Orla alagadas ao serem atingidas por fortes ondas.

O fenômeno que provocou a inundação é conhecido como maré de Sizigia. O geógrafo e professor do departamento de geociência da Universidade Federal da Paraíba, Saulo Vital, explicou que isso ocorre quando a maré fica mais elevada devido um alinhamento do sol e da lua que influencia diretamente na gravidade da terra. A maré chegou a 2.8, que segundo o especialista, é uma maré que provoca ondas mais fortes eu o habitual provocando danos a algumas estruturas da cidade.

O problema, segundo o geógrafo, não é que o mar está invadido a cidade e sim, a cidade ocupando o lugar do mar. Isso, segundo Saulo Vital, pode está agravando a situação.

“Essas obras da estaca prancha por exemplo no Cabo Branco, em João Pessoa, vai impactar muito a região porque avança sobre a faixa de pós praia que deveria ser protegida pela restinga. Isso vai causar impacto tanto locais como de vizinhança. O caso de Baía da Traição houve uma clara invasão por moradias e construção que chegam até a praia. Isso gera forte processo erosivo”, argumentou.

Um estudo mais aprofundado para apurar os impactos ambientais com essas obras de urbanismo está sendo realizado por uma equipe multidisciplinar com a participação de profissionais da UFPB e com promoção do Governo do Estado da Paraíba. O estudo tem duração de 18 meses e que será feito em todo o Litoral paraibano deverá apresentar melhores metidas para aliviar esses problemas.

MaisPB

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios