Nova presidente do TRE garante incentivo a servidores e novas urnas para eleições
A cerimônia ocorreu na sede da Corte Eleitoral, no Tambiá, em João Pessoa
A desembargadora Agamenilde Dias foi empossada oficialmente, nesta quinta-feira (21), como presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), assumindo o lugar de Fátima Bezerra. A cerimônia ocorreu na sede da Corte Eleitoral, no Tambiá, em João Pessoa, e contou com a presença do senador Veneziano Vital (MDB) e do governador João Azevêdo (PSB).
A magistrada foi eleita presidente da Corte Eleitoral nas eleições que ocorreram no dia 11 deste mês. O principal desafio à frente do TRE-PB será as eleições municipais em outubro deste ano. Sabendo disso, Agamenilde Dias apontou a necessidade de modernizar a estrutura para o pleito, através de novas urnas eletrônicas e utilização de inteligência artificial nas análises.
De acordo com a desembargadora e nova presidente, serão mil urnas eletrônicas que serão emprestadas do Distrito Federal a Paraíba nessas eleições. O principal motivo é o ano de fabricação dos equipamentos, os quais são mais novos que alguns dos presentes no estado paraibano, que possuem máquinas fabricadas a partir de 2013.
Porém, um dos principais focos no discurso de Agamenilde Dias foi a valorização aos servidores do TRE-PB. Além da incorporação de mais tecnologias na dinâmica de trabalho, a presidente quer criar mais ações para fomentar o interesse do servidor e identificar aqueles que não se empenham completamente.
“Desenvolver e aplicar estratégias de motivação dos servidores, que é o maior patrimônio de qualquer instituição. Premiar boas práticas, com prêmios de eficiência das zonas eleitorais, programa de reconhecimento e valorização de servidores da área da Tecnologia da Informação. No controle e fiscalização, recomposição da força de trabalho, identificando servidores em situação de acomodação e baixa produtividade, que já foi bem iniciado pela desembargadora Fátima Bezerra”, disse a presidente.
Composição do TRE-PB para as Eleições 2024
– Presidente: Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas
– Vice-presidente e corregedor: Oswaldo Trigueiro do Valle Filho
– Juiz de direito titular: José Ferreira Ramos Junior
– Juiz de direito titular: Fábio Leandro de Alencar Cunha
– Jurista titular: Maria Cristina Paiva Santiago
– Juiz federal titular: Bruno Teixeira de Paiva
– Jurista suplente com assento na Corte: Francisco Glauberto Bezerra Júnior
– Procurador titular: Renan Paes Félix
– Diretora-geral: Andréa Ribeiro de Gouvêa
Conheça Agamenilde Dias
Natural do município de Bonito de Santa Fé, a magistrada será a terceira mulher a presidir a Corte Eleitoral do Estado. A desembargadora Agamenilde Dias ingressou na magistratura estadual em abril de 1992. Ela exerceu jurisdição nas unidades de Taperoá, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande e Bayeux. Foi juíza substituta na Comarca de João Pessoa e titular da 5ª Vara de Família da Capital.
Em dezembro de 2022, a então juíza Agamenilde Dias foi escolhida desembargadora pelo Tribunal de Justiça e, em março de 2023, foi escolhida pela Corte do TJPB como membro efetivo do TRE-PB, na categoria desembargadora, assumindo o cargo de vice-presidente e corregedora.
MaisPB