Nilvan e Republicanos vão entrar na Justiça contra Jackson Alvino por uso de IA em áudio fake
Além de Nilvan, o Republicanos, partido que ele está filiados, também entrará na Justiça.
O comunicador e pré-candidato a prefeito de Santa Rita, Nilvan Ferreira, vai entrar na Justiça contra o uso de Inteligência Artificial (IA) onde ele aparece, por áudio, elogiando o seu principal adversário, Jackson Alvino. Além de Nilvan, o Republicanos, partido que ele está filiados, também entrará na Justiça.
O áudio fake referido a Nilvan diz o seguinte: “Atualmente não tenho dúvidas que Jackson é a melhor escolha para Santa Rita”. A frase foi gravada com uso de IA, que imita a voz de Nilvan.
“Fui pego de surpresa com esse vídeo que é mentiroso, jamais falei nada semelhante, muito menos sobre Jackson. Isso é grave e já estamos tomando providências”, disse Nilvan.
O advogado Rinaldo Mouzalas disse que uma representação na Justiça Eleitoral, por propaganda irregular, já está sendo articulada.
“Por ter uso de inteligência artificial, estamos entrando com uma representação na Justiça Eleitoral contra quem divulgou, sobretudo em redes sociais e contra o candidato beneficiado Jackson Alvino, pedindo aplicação de multa e imposição de obrigação de fazer remoção ou tentar impedir que seja veiculado. Estamos estudando, também, a possibilidade de apresentar uma notícia crime perante a Justiça Comum”, explicou.
O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, confirmou que o partido entrará com ação. “Vamos sim. Estamos com um advogado estudando o caso”, afirmou Motta.
ClickPB