Magna Gerbasi participa da solenidade de assinatura do termo de cooperação para implantação do programa ‘Antes que aconteça’ para ações contra a violência doméstica
A Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, ressaltou a relevância de programas como este, que visam combater a violência contra a mulher.
A Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, participou, na manhã desta segunda-feira (03), na sala das Sessões do Tribunal de Justiça da Paraíba, em João Pessoa, da solenidade de assinatura do termo de cooperação para implantação do programa ‘Antes que aconteça’ para ações contra a violência doméstica.
Este programa possui uma cooperação técnica entre o Governo da Paraíba, o Tribunal de Justiça da Paraíba e a Fundação Parque Tecnológico (PactcPB), além de ser coordenado e idealizado pela Senadora Daniella Ribeiro.
A iniciativa prevê campanha educativa nas escolas, instalação de salas lilás em delegacias comuns, cursos de defesa pessoal voltado para as mulheres, monitoramento eletrônico com tecnologia de ponta, e, também, a autonomia da mulher por meio do empreendedorismo feminino, dentre outras medidas. O orçamento inicial é de R$ 315 milhões e estabelece ações de combate à violência contra a mulher.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual, João Azevedo, ressaltou a união de esforços que representa um marco na política pública de proteção à mulher. “Nós esperamos que esse programa se associe às medidas protetivas que já estamos implantando, a exemplo da Patrulha Maria da Penha que já realizou mais de 63 mil atendimentos, do programa Empreender e da ampliação das delegacias da Mulher”, destacou.
A senadora Daniella Ribeiro destacou as ações integradas entre o poder público e as universidades para a implementação do programa que se inicia pela Paraíba. “O nosso estado será pioneiro e modelo para o país do programa Antes que Aconteça. Garantimos um orçamento no valor de R$ 315 milhões, quando presidimos a Comissão Mista de Orçamento para iniciar este projeto, que atua na atenção e prevenção ao feminicídio e também prevê o uso da tecnologia e incentivo ao empreendedorismo feminino”, explicou.
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito, evidenciou a importância do programa para o estado e o país. “Esse é um momento muito significativo em que se busca reduzir a escalada de violência contra a mulher. Estamos unidos em torno de uma causa comum, ficamos muito honrados de assinar esse termo de cooperação e vamos auxiliar na execução do projeto dentro das esferas que atuamos”, pontuamos.
A Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, ressaltou a relevância de programas como este, que visam combater a violência contra a mulher. “Mulheres em todo o país sofrem as mais diversas atrocidades diariamente. Dessa forma, programas como este visam prevenir a violência contra as mulheres e propiciar uma rede de apoio que proteja a vida”, salientou.
CCOM