Homicídios crescem mais de 500% em Bayeux nos primeiros cinco meses de 2024
Disputa entre facções
A cidade de Bayeux, na Grande João Pessoa, até maio de 2024, teve um aumento de mais 500% em casos de homicídios, com relação ao mesmo período de 2023. O levantamento do Núcleo de Dados da Rede Paraíba expõe o crescimento da violência na cidade que teve mais um caso de violência nesta terça-feira (9), quando os corpos de dois jovens foram encontrados decapitados e enterrados em uma cova rasa depois de cinco dias desaparecidos.
De janeiro a maio de 2023, Bayeux teve 6 homicídios. Em 2024, no mesmo período, foram 37 casos, um aumento de 516%, e 15 deles ocorreram em abril. Em todo o ano de 2023, foram 43 casos de homicídios registrados em Bayeux. Os dados são do Ministério da Justiça.
Disputa entre facções
Renan Douglas, de 16 anos, e Wendes de Caldas, de 24 anos, estavam desaparecidos desde o dia 4 de julho após saírem de uma sucata em Imaculada, em Bayeux, e não serem mais vistos. Eles foram encontrados decapitados.
O delegado Diego Garcia afirmou que o entendimento inicial da polícia é de que os jovens podem ter sido mortos por serem residentes de uma região que é dominada por uma facção criminosa rival da que atua no local onde eles estavam.
Diego Garcia destacou que o caso da morte dos dois jovens, assim como outros casos de violência recentes em Bayeux, podem estar relacionados a disputas entre facções criminosas. O delegado diz que até pessoas que não são integrantes desses grupos são vistas como uma ameaça por rivais.
“Devido a essa guerra de facções que está havendo aqui em algumas localidades da cidade de Bayeux, ações de indivíduos que, mesmo não pertencendo a facções criminosas dentro dessas localidades, são interpretadas como ameaças pelos integrantes das outras facções. Então, em muitos casos, eles interrogam essas pessoas e, após a constatação de alguma menção ou conversação dessas pessoas com integrantes de outra facção, uma facção rival, eles então as torturam e, por vezes, as executam, como foi o caso desses dois jovens encontrados na data de hoje”.
G1