Cacique Sandro participa do Seminário de criação da Universidade Federal Indígena, em Recife
Encontro realizado no Recife faz parte da série de seminários de consulta aos Povos Indígenas do Nordeste acerca da organização e implementação da instituição
O Cacique Geral do Povo Indígena Potiguara da Paraíba, Sandro Gomes Barbosa, participou, nesta segunda-feira (15/07), na Universidade Federal de Pernambuco, do Seminário de Criação da Universidade Federal Indígena. A iniciativa faz parte das ações do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria n° 350/2024 e tem a finalidade de subsidiar a criação, implementação e organização da instituição.
A criação de universidades indígenas e outras instituições de ensino superior (multicampi ou polos) é uma demanda antiga dos povos indígenas. Por meio delas, esses povos teriam garantia de gestão e de recursos para sua consulta e participação, em todas as etapas do processo de construção do projeto, com recursos humanos e financeiros adequados para seu funcionamento e sua manutenção, priorizando a atuação dos indígenas em seu quadro institucional.
O pedido foi apresentado nas Conferências Nacionais de Educação Escolar Indígena (I e II Coneei), realizadas em 2009 e 2018. Essas são as instâncias máximas de consulta aos representantes dos povos indígenas e de espaço para proposições de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da Educação Escolar Indígena, em todas as esferas governamentais.
“Seguimos construindo uma educação indígena de qualidade para todas e todos! Estivemos, em uma intensa agenda em Recife, participando do Seminário de Criação da Universidade Federal Intercultural Indígena.
Seminário este realizado pelo Ministério da Educação e Ministério dos Povos Indígenas. Na oportunidade, diversos Povos Indígenas do Nordeste debateram a criação de uma universidade indígena plural e específica para os Povos Originários”, destacou o Cacique Sandro nas redes sociais.