Operação identifica prédios com risco de desabamento e incêndio no Centro de JP
O intuito é avaliar a estrutura das edificações e quando necessário realizar a interdição.
Uma operação para identificar imóveis em situação de risco no Centro Histórico de João Pessoa foi iniciada nesta terça-feira (29). O intuito é avaliar a estrutura das edificações e quando necessário realizar a interdição. Ontem, um prédio pegou fogo na área central da capital.
Na primeira parte da ação, as equipes registram os primeiros imóveis, o nome da rua e número da edificação. Esses dados vão ser enviados para a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que vai identificar e notificar os proprietários para que, posteriormente, permitam o acesso das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, essa operação é de extrema importância para preservação do Centro Histórico de João Pessoa.
“Nesse primeiro momento, foram divididas três equipes, cada uma com representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e do Crea-PB, sendo iniciado o mapeamento dos imóveis que aparentemente apresentam algum risco, seja estrutural ou de incêndio, para posterior identificação dos proprietários e notificação para manutenções corretivas”, explicou.
“O objetivo desta operação é identificar as edificações que se encontram com risco de incêndio e risco estrutural para que, em um segundo momento, possamos fazer uma intervenção para prevenir acidentes nesses prédios”, afirmou o tenente-coronel Aragão, diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros.
A ação é liderada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), Corpo de Bombeiros e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), além de contar com as participações do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU-PB).
Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, que está em fase experimental, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.
MaisPB