TENSÃO INTERNACIONAL: EUA apreendem avião presidencial venezuelano utilizado por Nicolás Maduro

De acordo com autoridades americanas, o avião foi adquirido de forma ilegal através de uma empresa fantasma e contrabandeado para fora dos EUA.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (2) a apreensão de uma aeronave utilizada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro. O avião, um Dassault Falcon 900 EX, foi confiscado sob a alegação de que violou as sanções impostas ao regime venezuelano.

De acordo com autoridades americanas, o avião foi adquirido de forma ilegal através de uma empresa fantasma e contrabandeado para fora dos EUA. A aeronave teria realizado viagens para países como São Vicente e Granadinas, Cuba e Brasil, com registros de Maduro a bordo em algumas dessas ocasiões.

A apreensão ocorre em um contexto de pressão internacional sobre Maduro, especialmente após as eleições presidenciais na Venezuela. A vitória de Maduro, anunciada pelo Conselho Nacional Eleitoral e ratificada pelo Tribunal Supremo de Justiça venezuelano, tem sido amplamente contestada por falta de transparência, uma vez que as atas eleitorais não foram apresentadas.

O Departamento de Justiça dos EUA informou que a operação foi realizada em parceria com a República Dominicana, país onde o avião estava registrado com o prefixo T7, característico da República de San Marino. O último voo da aeronave foi de lá para Fort Lauderdale, na Flórida.

Até o momento, o governo venezuelano não se pronunciou sobre o incidente.

A comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, a União Europeia e diversos países latino-americanos, têm expressado descontentamento com a reeleição de Maduro, exigindo uma auditoria imparcial dos votos. A Organização dos Estados Americanos (OEA) também rejeitou a decisão do Tribunal Supremo venezuelano, afirmando que a proclamação de Maduro foi baseada em números duvidosos.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Vedant Patel, declarou que a decisão do Supremo Tribunal da Venezuela em apoiar a vitória de Maduro não tem credibilidade. Segundo ele, contagens independentes indicam que o candidato oposicionista Edmundo Gonzalez seria o verdadeiro vencedor do pleito.

A União Europeia, por sua vez, afirmou que não reconhecerá o novo governo de Maduro até que sejam apresentadas provas verificáveis de sua vitória.

 

Com informações do G1

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios