Adriano Galdino admite que pode antecipar eleição na ALPB antes que o STF decida sobre ação da PGR
A eleição foi realizada em fevereiro de 2023, e o pedido da PGR levanta questionamentos sobre a legalidade da antecipação do processo.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), revelou, nessa segunda-feira (11), que poderá antecipar a eleição para Mesa Diretora da Casa de Epitácio Pessoa para o biênio 2025-2027, antes que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida sobre a ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) que pede a anulação da antecipação da escolha do colegiado que presidirá a Casa pelos próximos dois anos.
Galdino disse que pretende conversar com os deputados para que, caso o STF decida nesta semana anular antecipação da eleição em outras assembleias do Brasil, possa adiantar o pleito na Paraíba.
“A gente já tinha conversado sobre isso [antecipar a eleição]. Hoje mesmo, pela manhã, eu conversei com o procurador Nilton Vita e com o secretário-legislativo sobre isso. A tendência é essa mesmo. A gente vai aguardar essa semana para ver a tendência do julgamento. Se confirmar essa tendência no STF, a questão nossa é realmente antecipar. Mas, antes eu vou conversar com a Casa, com os 36 deputados e falar em especial com os companheiros da chapa do segundo biênio”, disse em entrevista ao programa Hora H, da TV Manaíra,
A eleição foi realizada em fevereiro de 2023, e o pedido da PGR levanta questionamentos sobre a legalidade da antecipação do processo.