Justiça da PB condena Hapvida por negar cirurgia reparadora após bariátrica a beneficiário

O caso foi relatado pela desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, que destacou a ilegalidade da recusa da operadora.

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de saúde Hapvida Assistência Médica ao pagamento de R$ 3 mil por danos morais. A decisão foi proferida em razão da negativa de custeio de uma cirurgia reparadora recomendada após um procedimento de redução de peso.

O caso foi relatado pela desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, que destacou a ilegalidade da recusa da operadora. Segundo a magistrada, o procedimento necessário estava relacionado a uma enfermidade coberta pelo contrato. Ainda que não constasse no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a recusa foi considerada indevida.

“O rol da ANS é meramente exemplificativo, não podendo ser utilizado para justificar a restrição ao tratamento necessário à completa recuperação da saúde do beneficiário”, explicou a desembargadora. Ela pontuou que a prática da operadora foi abusiva, violando os direitos da consumidora ao recusar o custeio de um procedimento essencial para sua saúde.

Os transtornos enfrentados pela paciente foram determinantes para a condenação. “A consumidora sofreu abalos emocionais ao ter que lutar para garantir o custeio da cirurgia prescrita por seu médico de confiança. Essa situação extrapolou os meros dissabores, configurando o dano moral”, enfatizou a magistrada.

Apesar da condenação, a decisão ainda cabe recurso. O caso foi analisado no processo de número 0820016-47.2020.8.15.0001, movido pela consumidora contra o plano de saúde.

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios