Três forças políticas da Paraíba devem definir chapa da situação em 2026
O atual governador, João Azevedo, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o deputado federal Hugo Motta (Republicanos), serão decisivos para “bater o martelo” e definir os componentes da chapa.

A menos de dois anos para as eleições de 2026, as conversões para a sucessão do governador João Azevedo (PSB), estão a todo vapor. Três forças políticas deverão definir os nomes que irão compor a chapa majoritária da situação no pleito estadual. Cobiçada por muitos políticos, a chapa majoritária terá quatro vagas, sendo uma de governador na sucessão de João Azevedo, outra de vice-governador, além das duas vagas para o Senado Federal.
O atual governador, João Azevedo, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o deputado federal Hugo Motta (Republicanos), serão decisivos para “bater o martelo” e definir os componentes da chapa.
O governador da Paraíba, admitiu esta semana, a possibilidade de deixar o governo para concorrer a vaga no Senado, entregando assim, as chapas do Palácio da Redenção, ao vice-governador Lucas Ribeiro, sobrinho de Aguinaldo.
João reafirmou que sua principal meta para as eleições de 2026 é disputar uma vaga no Senado Federal.
“O projeto inicial é colocar meu nome para o Senado. Esse é o plano A”, afirmou.
Prestes a ser eleito presidente da Câmara Federal, o deputado federal Hugo Motta, também terá participação decisiva na formação da chapa majoritária. Hugo defendeu que a base do governador da Paraíba, João Azevêdo, esteja unida para a disputa das eleições em 2026.
Sobre a pré-candidatura anunciada pelo deputado estadual Adriano Galdino, que é do Republicanos, Hugo Motta, disse que vê o presidente da Assembleia Legislativa como um “player” (jogador) a ser considerado e tem condições de disputa.
O líder do PP no estado, Aguinaldo Ribeiro, segue a mesma linha. O deputado apontou o cenário do grupo nas eleições de 2026 e garantiu que o PP estará na chapa majoritária, independente de o governador João Azevêdo deixar ou não o governo para disputar um mandato eletivo.
O grupo PP/PSD, este último representado pela senadora Daniella Ribeiro, terá duas opções: lançar o vice-governador Lucas Ribeiro ao governo ou apoiar a reeleição de Daniella ao Senado.
PB Agora