João Pessoa pode ganhar cemitério público para cães e gatos; proposta tramita na CMJP

A proposta é de autoria do vereador Fábio Lopes (PL) e tem como objetivo oferecer um espaço digno para velório e sepultamento dos animais de estimação

A Câmara Municipal de João Pessoa está analisando um projeto de lei que visa a criação de cemitérios públicos destinados a cães e gatos de pequeno e médio porte na capital. A proposta é de autoria do vereador Fábio Lopes (PL) e tem como objetivo oferecer um espaço digno para velório e sepultamento dos animais de estimação, acompanhando a crescente valorização dos animais na sociedade.

De acordo com o vereador, a criação do cemitério PET será uma forma de garantir que os tutores possam velar e enterrar seus animais com o mesmo carinho e respeito com que cuidaram deles durante a vida. Lopes destaca que a proposta também leva em consideração a saúde pública e o impacto ambiental, buscando uma solução adequada para a disposição dos restos mortais dos animais.

O projeto sugere que o cemitério seja instalado no Parque Arruda Câmara (Bica), ou em outro local a ser definido, já que o parque é uma área conhecida e frequentada por pessoas que têm contato com animais. Segundo o parlamentar, a escolha do parque como local para o novo equipamento se baseia na disponibilidade de espaço e no seu caráter ambiental, além de ser um lugar que já recebe animais, reforçando a ideia de que é adequado para esse fim.

Além disso, o projeto propõe que os tutores que não comprovem hipossuficiência financeira possam arcar com os custos do enterro, garantindo que o serviço seja autofinanciado e não sobrecarregue os cofres públicos.

A proposta ainda está em tramitação e, caso seja aprovada, poderá trazer uma nova alternativa para o manejo responsável e humanitário dos restos mortais de animais em João Pessoa.

Redação

Notícias do Vale PB

Luiz Neto. Natural da cidade de Mamanguape, ingressou na área da comunicação, como assessor de imprensa, com atuação na administração pública. Em 2016 assumiu o cargo de Diretor de Edição do Portal Notícias do Vale PB. Correspondente político de diversos portais. Em 2017 passou a compor o quadro de Radialistas da região do Vale do Mamanguape, se tornando analista político e atualmente é Âncora de dois Programas radiofônicos, ‘Diário de Notícias’ (Rádio Litoral Norte FM) e 'Capim Sem Censura' (Rádio Capim FM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios